Galp e Northvolt esperam investir 700 milhões em fábrica de conversão de lítio

Mário Cruz / Lusa

O CEO da Galp, Andy Brown (D), acompanhado pelo co-fundador e COO da Northvolt, Paolo Cerrutti (E)

A Galp Energia e a sueca Northvolt assinaram, esta terça-feira, um acordo para a criação de uma joint venture para investir na produção de hidróxido de lítio para baterias em Portugal.

A Galp e a sueca Northvolt preveem investir 700 milhões de euros e criar 1.500 empregos diretos e indiretos na fábrica de conversão de lítio que vão desenvolver em parceria.

O projeto industrial na cadeia de valor de baterias de lítio para veículos elétricos em Portugal foi anunciado hoje pela Galp, em parceria com a sueca Northvolt, que tem uma fábrica em construção na Suécia.

Em novembro, o presidente executivo da Galp, Andy Brown, disse à Lusa estar para breve o anúncio sobre a composição de um consórcio para a indústria do lítio, tendo já submetido o projeto no quadro do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), referindo que a parceria será “o mais viável e potente em termos de combinação de empresas para tornar isto uma realidade”.

De acordo com o Jornal de Negócios, as empresas estão a realizar os estudos técnicos e económicos necessários, assim como a analisar várias possíveis localizações para a unidade industrial.

Ainda assim, esperam que as operações tenham início até 2025, e que as operações comerciais arranquem em 2026.

Aquela que se prevê que seja “a maior e mais sustentável fábrica de conversão de lítio da Europa” terá uma capacidade de produção anual de até 35.000 toneladas de hidróxido de lítio, o que poderá equipar 700 mil veículos por ano, ou 50 GWh de baterias.

A empresa escandinava prevê chegar a 2030 com uma capacidade de produção anual de 150 GWh na Europa, com uma fábrica na Suécia e duas outras em estudo.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado da Energia, João Galamba, participam no evento, que decorreu em Lisboa.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.