/

Autoeuropa vai produzir novo híbrido da Volkswagen

Mário Cruz / Lusa

Em Palmela, a fábrica da Volkswagen vai produzir modelo híbrido que vai chegar ao mercado em 2026.

A Volkswagen vai ter um novo carro híbrido, que será produzido a partir de 2025 e que vai chegar ao mercado no ano seguinte, 2026.

Esse novo modelo híbrido vai ser produzido em Portugal, na Volkswagen Autoeuropa.

Os trabalhadores de Palmera souberam no fim-de-semana passado da orientação que veio da Alemanha: o novo modelo híbrido da Volkswagen será feito em Portugal.

A notícia foi avançada por Thomas Hegel Gunther, director-geral, no jornal Público.

O nome comercial ID.Roc já foi registado mas ainda não se sabe que modelo será.

Os alemães, ou vão optar por um novo, ou vão avançar por uma versão híbrida do já existente T-Roc (o único modelo que está a ser produzido em Palmela).

O que é certo é que, daqui a dois anos, a fábrica portuguesa vai focar-se no modelo híbrido, deixando os motores de combustão interna com uma importância mínima dentro das rotinas.

Estava previsto um investimento de 500 milhões de euros mas, afinal, esse valor sobe para 600 milhões de euros, gastos no novo modelo, na modernização e na descarbonização.

Daqui a meia dúzia de anos, haverá novas decisões em relação aos investimentos: “Vamos investir o que for necessário e o que acharmos certo para continuar a fazer o que fazemos bem: produzir carros em Portugal. Mas Portugal tem de trabalhar para que o sucesso não seja um acaso”, avisou Thomas Hegel Gunther.

Em relação aos problemas laborais na empresa (os trabalhadores queixam-se de condições desgastantes e penosas), Thomas garantiu que vai ser encontrado “um caminho para resolver” os assuntos, entre administração e comissão de trabalhadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.