/

Retratos sob retratos: 5 pintores que nos deixaram misteriosos rostos escondidos

Mulheres misteriosas, rostos obscuros e até autorretratos estão presentes em obras de alguns dos mais famosos pintores de todos os tempo. O que significam?

Alguns podem ser arrependimentos do pintor, que por determinação artística quis manter a mesma tela. Outros, podem conter misteriosas mensagens subliminares.

Ainda este Mês o ZAP noticiava a descoberta de um rosto de mulher sob um quadro de Picasso. Mas este não é um caso isolado: já aconteceu ao longo da história da arte, e há pinturas que intrigam os especialistas há anos. Eis alguns exemplos.

Rembrandt: velhice ou juventude do avesso?

Por baixo de um dos quadros que mais passam despercebidos do renascentista Rembrandt, está uma surpresa, descoberta por especialista dos museu Getty.

A pintura ” Um Velho em Traje Militar” foi submetida a imagens de macro fluorescência de raios X (MA-XRF) e a refletografia de infravermelhos, e os resultados foram surpreendentes: há uma rosto jovem, virado ao contrário no quadro, por baixo da pintura do homem.

J. Paul Getty Museum

“Há uma forte probabilidade de que, tal como Um Velho em Traje Militar, esta imagem subjacente do jovem seja outro estudo de carácter, mas um em que Rembrandt usou as suas próprias caraterísticas“, contou a curadora do museu, Anne Woollet, citada pela ArtNet.

E, de acordo com a BBC, a figura é bastante descondizente das clássicas pinturas de Rembrandt: veste de vermelho forte e verde, cores pouco usadas pelo pintor, que optava por tons mais escuros.

Autorretrato em miniatura de Caravaggio

O icónico pintor italiano Caravaggio é conehcido pelo seu génio obscuro: uma das suas obras primas, a “Decapitação de João Batista”, é a única obra que assinou, e fê-lo com… o seu próprio sangue.

Mas, em 2009, uma equipa de investigadores, com recurso a reflectografia multiespectral,, descobriu escondido não sob, mas sobre um quadro de 1597 um minúsculo autorretrato do pintor.

Caravaggio / Wikimedia Commons

De acordo com o The Telegraph, é possível ver o jovem Caravaggio com um pincel na mão, escondido dentro de um jarro de vinho na sua pintura a óleo “Baco”. Será uma mensagem sobre a sua identidade elástica?

A ex-namorada de Modigliani

Uma imagem sombria de uma mulher de cabelo escuro sentada em frente a uma porta foi revelado em 2018 sob o quadro Retrato de uma Rapariga, de 1917, pintado por Modigliani.

Recentemente, em 2021, como noticiava a Smithsonian Magazine, novas investigações com recurso a IA criaram um algoritmo que simulava o aspeto original da misteriosa mulher.

Tate Museum

Acredita-se agora que o quadro possa representar uma antiga namorada do artista italiano, Beatrice Hastings, com quem terá rompido entretanto, e, portanto, pintado por cima uma outra mulher.

A misteriosa mulher de Magritte

O retrato de uma mulher estava escondido sob La Cinquième Saison (A Quinta Estação), de 1943, apenas revelado por raios infravermelhos décadas depois.

A identidade da modelo é incerta, conta o The Guardian, mas assemelha-se à da mulher e musa de Magritte, Georgette. No entanto, tem uma expressão invulgar no rosto.

“Consideramos que Magritte pintou de facto este retrato escondido, não temos dúvidas quanto a isso”, contaram os investigadores. A sua razão para pintar por cima do retrato não é clara, mas o artista chegou a reutilizar telas devido a dificuldades financeiras.

Royal Museums of Fine Arts of Belgium, Brussel

Ainda que tivesse havido uma intenção por parte do pintor de desenhar aquela mulher oculta, será difícil perceber porquê. Como o próprio disse, “quando vemos um dos meus quadros, fazemos a nós próprios esta simples pergunta: ‘O que é que isto significa?’ Não significa nada, porque o mistério também não significa nada, é incognoscível.”

Ecce Homo. Qual deles?

Por baixo de um famoso quadro de Ticiano, “Ecce Homo”, investigadores descobriram um retrato de um “homem profissional desconhecido”.

“Foi como descobrir um puzzle”, disse Nikolas Bakirtzis, diretor do laboratório APAC, à Reuters. “Quando começámos a perceber que havia uma obra completa por baixo, ficámos extremamente entusiasmados. Começámos a analisar as camadas utilizando uma série de métodos de imagem e, ao mesmo tempo, métodos físicos, químicos e analíticos que nos permitiram ver por baixo da superfície”.

Andreas Pittas Art Characterization Laboratories/STARC, The Cyprus Institute

“O retrato que está por baixo desta pintura é o retrato de um homem de pé”, conta o epsecialista. “Não fomos capazes de identificar quem é este homem. Não é um dos mecenas conhecidos, por exemplo, nem amigo ou cliente de Ticiano”. Fica o mistério. Por quanto tempo?

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.