/

Quadro de Modigliani roubado pelos nazis apreendido graças aos Panama Papers

2

“Homem sentado apoiado numa bengala”, de Amedeo Modigliani

O mediático caso dos Panama Papers pode ajudar a devolver um quadro do pintor italiano Amedeo Modigliani à família do dono a quem foi roubado, durante a 2ª Guerra Mundial, pelo regime nazi.

A Justiça suíça apreendeu a obra de Modigliani, avaliada em mais de 21 milhões de euros, numa decisão relacionada com a disputa quanto à sua propriedade.

O quadro “Homem sentado apoiado numa bengala”, pintado por Amedeo Modigliani, terá sido roubado a Oscar Stettiner, um coleccionador de arte judeu, durante a 2ª Guerra Mundial, por elementos do regime nazi.

Em 1996, foi adquirido, num leilão em Londres, pela companhia offshore IAC – International Art Center, que foi criada pelo escritório de advogados panamenho Mossack Fonsseca.

Os Panama Papers revelam que esta empresa pertencerá a David Nahmad, também coleccionador de arte judeu que tem uma colecção de quase cinco mil peças, incluindo 300 quadros de Picasso, armazenadas nos portos francos de Genebra – os portos francos são zonas isentas de impostos.

A família Nahmad tem alegado que o quadro de Modigliani não é da sua propriedade, mas da IAC. Argumento que usou em tribunal no processo que o agricultor francês Philippe Maestracci, neto de Oscar Stettiner, moveu, em 2011, com o intuito de recuperar a obra.

O documentos do Panamá vêm contrariar esta versão, tendo levado as autoridades suíças a apreender a obra e a abrir uma investigação.

Entretanto, David Nahmad veio dizer, conforme cita a BBC, que “não podia dormir à noite se soubesse que possuía um objecto roubado” pelos nazis.

Já o seu advogado, Richard Golub, sublinha que o mais importante é saber se o neto de Oscar Stettiner pode provar a propriedade do quadro.

SV, ZAP

2 Comments

  1. As “autoridades suíças” devem ser as mais incompetentes do mundo!…
    Só fazem alguma coisa, quando já todo mundo sabe que os “bandidos” tem lá dinheiro ou património escondido…
    Não passam de uns parasitas cúmplices dos criminosos que sufocam/roubam os povos!

  2. Não li a notícia, mas as gordas chegam. ” Que conveniente, uma obra de arte ser recuperada por existir PANAMA PAPERS!!!”
    Fico desaustinada com conclusões destas….
    O resto faz parte da miserável vida deste mundo de vigarice e corrupção onde o dinheiro é Rei e Deus, assessorado pelos seus súbditos, consentimento, discrição, desinteresse e silêncio da sociedade.
    Mea Culpa! Nostra Culpa!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.