Deutsche Bank paga multa recorde de 2,3 mil milhões por manipulação de mercados

1

O banco alemão Deutsche Bank aceitou pagar uma multa de 2,51 mil milhões de dólares (2,33 mil milhões de euros) às autoridades norte-americanas e britânicas para escapar a ações penais relacionadas com a manipulação das taxas interbancárias, incluindo a Libor.

Uma filial do banco alemão, a DB Group Services Limited, reconheceu a culpa e admitiu a falha dos seus sistemas de controlo.

A decisão evita que o Deutsche Bank possa perder a sua licença bancária nos Estados Unidos. O grupo firmou um acordo no qual se compromete a não cometer infrações similares e as autoridades renunciaram a levar o caso aos tribunais, indicaram o Departamento de Justiça e o regulador dos serviços financeiros de Nova Iorque.

“Durante anos, os funcionários do Deutsche Bank manipularam ilegalmente as taxas de juro em todo o mundo (…) para gerar lucros para si com custos para os clientes”, afirmou Leslie Caldwell, uma responsável do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O acordo firmado pelo Deutsche Bank com as autoridades de Nova Iorque, com 23 páginas, indica que nas operações estavam envolvidas “mais de duas dezenas de funcionários”, que operavam a partir de Nova Iorque, Londres, Frankfurt e Tóquio.

A multa inclui 800 milhões de dólares para a Comissão de Negociação de Futuros dos Estados Unidos, 775 milhões para o Departamento de Justiça, 600 milhões para o Departamento de Serviços Financeiros de Nova Iorque e 340 milhões de dólares para as autoridades financeiras do Reino Unido.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.