Ouviu-se Zeca Afonso, este sábado, no final de um jogo da liga espanhola de futebol. Grândola, Vila Morena foi a resposta do Celta aos gestos fascistas dos ultras do Betis. “Na Galiza, a Grândola também é um símbolo de antifascismo e liberdade”.
O Celta de Vigo venceu por 3-2 o Betis de Sevilha, este sábado, em jogo a contar para a liga espanhola de futebol, depois de estar a perder por 0-2.
A remontada do dos galegos devia ser motivo suficiente para ser notícia… mas o jogo de ontem não ficou marcado só pelo que se passou dentro das quatro linhas.
De acordo com relatos e fotografias de quem esteve no Estádio de Balaídos, os ultras do Betis fizeram saudações fascistas durante o jogo.
Los ultras fascistas del Betis haciendo el saludo nazi con total impunidad ayer en Balaídos. pic.twitter.com/SJgNxHkCxE
— Fonsi Loaiza (@FonsiLoaiza) February 9, 2025
Curiosamente, este episódio está a ter tanta (ou mais) repercussão em Portugal do que em Espanha. Isto, porque, no final do jogo, em resposta aos gestos fascistas, os ultras béticos tiveram de ‘levar’ com Zeca Afonso.
Enquanto os adeptos de Sevilha esperavam para sair do estádio, os responsáveis pelo som do estádio do Celta passaram a célebre música antifascista portuguesa “Grândola, Vila Morena”.
Poñer” Grândola, Vila Morena” para amenizarlles a espera a estes elementos antes de sair de Balaidos, foi de cine🤩🤩🤩🤩 pic.twitter.com/dp1o25AVLq
— MR🫒🍾😷🐼🐠 (@Maria03128590) February 8, 2025
No X, circulou também um vídeo captado por um adepto português que se mostrou surpreendido ao ouvir, em Espanha, a música que marcou o 25 de Abril. O internauta confessou que não se apercebeu dos gestos na bancada do Betis.
Na resposta, um adepto galego explicou que, na Galiza, a música Grândola, Vila Morena também é um “símbolo de antifascismo e liberdade”.
Olá, Hugo! O speaker colocou essa música porque parte dos adeptos do Betis são fascistas e estiveram a fazer saudações nazis durante o jogo. Para nós, os galegos, o Grândola é também um símbolo de antifascismo e liberdade.
Lembra que na Galiza todos os tugas são bem-vindos 🙂
— Pedro (@pedroxornalista) February 9, 2025
De acordo com outro relatos, no final do jogo, também se ouviu a música de luta contra o fascismo italiana Bella Ciao.
“Pôr a Bella Ciao nas colunas do Balaídos cada vez que vêm cá adeptos nazis é uma estratégia épica. Bem, Celta”, escreveu um adepto do histórico de Vigo.
O de poñer o Bella Ciao na megafonía de Balaídos cada vez que ven unha afección de nazis é unha domada épica. Ben @RCCelta
— Celtaberneiro (@celeste_a_morte) February 8, 2025
Bela escumalha; comunas e nazis, todos juntos. Só se estraga um estádio….
Tudo farinha do mesmo saco, apenas lixo que deveria ser reciclado.
Posso não ser comuna… mas se não fossem os comunas que tanto desprezas nem sequer estarias aqui a expressar essas palavras de ódio. Uma coisa é não concordares com os comunas, outra é mete-los no mesmo saco dos nazis.
Já te esqueceste (ou se calhar, nem fazes ideia) que o Hitler e o Staline tiveram um tratado que, para além da grande amizade entre os povos, previa tudo e mais alguma coisa, incluindo a produção de armamento (que estava proibido pelo armistício da I guerra mundial), a divisão da Polónia, além de outros Países, etc
Já deves ter esquecido que o Hitler ganhou as eleições, em coligação com o PC alemão, patrocinado pelo grande amigo Staline. O Hitler foi grande amigo dos comunas alemães, até deixar de precisar deles.
O Hitler matou uns quantos milhões, mas foi um menino, comparando com os seus amigos comunas, que deixaram morte e destruição, em todo o lado por onde passaram, no mundo inteiro.
Se te referes ao papel que tiveram por cá, na luta contra a ditadura, pois fica a saber que o projecto era passar de uma para outra, de um extremo ao outro. Temos que ser coerentes e se não gostamos de ditaduras, não podemos dizer que uns lutam pela liberdade e que os outros são fascistas. Ditaduras são ditaduras e as comunistas foram ainda mais longe nas suas, onde deixaram um rasto de milhões de mortos; Staline, Mao Tse Tung, Pol Pot, etc, etc, etc
Conheces algum pais onde o comunismo tenha ido para o poder através de eleições? Conheces algum pais onde o comunismo tenha singrado, em paz e sem destruição?
É que eu não me lembro de nem um…
Meu amigo. Tem calma, reitero que não há comparações entre um regime e outro. A começar pelos ideais de um e os do outro. Apesar de TD q dizes eu ainda votaria PCP e nunca no Chega… Não quer dizer c isso q queira o PCP a governar mas quero-os na oposição. Ao chega n quero nem ver. Tenho dito.