Ouviu-se Zeca Afonso, este sábado, no final de um jogo da liga espanhola de futebol. Grândola Vila Morena foi a resposta do Celta aos gestos fascistas dos ultras do Betis. “Na Galiza, a Grândola também é um símbolo de antifascismo e liberdade”.
O Celta de Vigo venceu por 3-2 o Betis de Sevilha, este sábado, em jogo a contar para a liga espanhola de futebol, depois de estar a perder por 0-2.
A remontada do dos galegos devia ser motivo suficiente para ser notícia… mas o jogo de ontem não ficou marcado só pelo que se passou dentro das quatro linhas.
De acordo com relatos e fotografias de quem esteve no Estádio de Balaídos, os ultras do Betis fizeram saudações fascistas durante o jogo.
Los ultras fascistas del Betis haciendo el saludo nazi con total impunidad ayer en Balaídos. pic.twitter.com/SJgNxHkCxE
— Fonsi Loaiza (@FonsiLoaiza) February 9, 2025
Curiosamente, este episódio está a ter tanta (ou mais) repercussão em Portugal do que em Espanha. Isto, porque, no final do jogo, em resposta aos gestos fascistas, os ultras béticos tiveram de ‘levar’ com Zeca Afonso.
Enquanto os adeptos de Sevilha esperavam para sair do estádio, os responsáveis pelo som do estádio do Celta passaram a célebre música antifascista portuguesa “Grândola Vila Morena”.
Poñer” Grândola, Vila Morena” para amenizarlles a espera a estes elementos antes de sair de Balaidos, foi de cine🤩🤩🤩🤩 pic.twitter.com/dp1o25AVLq
— MR🫒🍾😷🐼🐠 (@Maria03128590) February 8, 2025
No X, circulou também um vídeo captado por um adepto português que se mostrou surpreendido ao ouvir, em Espanha, a música que marcou o 25 de Abril. O internauta confessou que não se apercebeu dos gestos na bancada do Betis.
Na resposta, um adepto galego explicou que, na Galiza, a música Grândola Vila Morena também é um “símbolo de antifascismo e liberdade”.
Olá, Hugo! O speaker colocou essa música porque parte dos adeptos do Betis são fascistas e estiveram a fazer saudações nazis durante o jogo. Para nós, os galegos, o Grândola é também um símbolo de antifascismo e liberdade.
Lembra que na Galiza todos os tugas são bem-vindos 🙂
— Pedro (@pedroxornalista) February 9, 2025
De acordo com outro relatos, no final do jogo, também se ouviu a música de luta contra o fascismo italiana Bella Ciao.
“Pôr a Bella Ciao nas colunas do Balaídos cada vez que vêm cá adeptos nazis é uma estratégia épica. Bem, Celta”, escreveu um adepto do histórico de Vigo.
O de poñer o Bella Ciao na megafonía de Balaídos cada vez que ven unha afección de nazis é unha domada épica. Ben @RCCelta
— Celtaberneiro (@celeste_a_morte) February 8, 2025
Bela escumalha; comunas e nazis, todos juntos. Só se estraga um estádio….
Tudo farinha do mesmo saco, apenas lixo que deveria ser reciclado.