Presidente da Rússia reconhece a tensão económica causada pela guerra – e irritou-se durante uma reunião no Kremlin.
Vladimir Putin acredita que os objectivos principais da Rússia na guerra da Ucrânia estão alcançados. A indicação surge na agência Reuters.
Ao longo de 2024, a Rússia avançou de forma significativa no conflito. Conseguiu os mais importantes ganhos territoriais na guerra, excluindo logo os primeiros dias.
Controlando praticamente um quinto do solo ucraniano, incluindo zonas que ligam a Rússia à Crimeia, e depois de enfraquecer muito as forças armadas da Ucrânia, as metas principais estão alcançadas, disse fonte próxima do Kremlin.
Recorde-se que o foco da “operação militar especializada” era, no início, “desnazificar e desmilitarizar” a Ucrânia. A resistência ucraniana foi superior que os russos esperavam e, por isso, a prioridade passou a ser controlar o sudeste da Ucrânia – algo que de facto está a acontecer.
A Reuters destaca outro aspecto das novas informações que chegam do Kremlin: Putin começou a ter noção do impacto que a guerra está a ter na economia da Rússia.
Os juros muito altos estão a afectar muito os negócios, as empresas, as indústrias não-militares. São “grandes problemas”, indica uma fonte.
O Presidente da Rússia está cada vez mais preocupado com as consequências da guerra para a economia russa – apesar de já ter assegurado publicamente que a Rússia iria continuar a “operação” na Ucrânia, fosse qual fosse o preço.
E a elite russa estará ainda mais preocupada. Segundo a Reuters, parte da elite russa defende negociações para acabar com a guerra.
A preocupação de Vladimir Putin ficou visível numa reunião recente no Kremlin, em Dezembro.
O presidente da Rússia ficou “visivelmente descontente” durante esse encontro com as principais autoridades económicas do país, quando soube que as altas taxas de juro impostas pelo banco central da Rússia, de 21% – que seriam para conter a inflação – ao mesmo tempo estão a “sufocar” investimentos privados.
Na quarta-feira passada, Putin contou na televisão que reuniu com líderes empresariais e discutiu os riscos de uma diminuição da actividade de crédito para o crescimento a longo prazo – seria uma referência a essa reunião de Dezembro.
Guerra na Ucrânia
-
24 Janeiro, 2025 Para Putin, a Rússia já cumpriu todos os objectivos principais na Ucrânia. Elite quer fim da guerra
-
23 Janeiro, 2025 Imagens de satélite mostram como está a economia da Rússia
Então o homenzinho já desnazificou e desmilitarizou a Ucrânia? Sim, senhor! Tudo correu como previsto na sua “operação militar especial” de três dias!
Este hitleriano está num beco sem saída. Para continuar a enganar o povo russo arranjou agora esta treta de que já cumpriu todos os objetivos. Quais objetivos? Matar um milhão de russos? E a tomada da Ucrânia em 7 dias? E a tomada, pela Ucrânia, de território dentro da própria Rússia? Num país decente, o seu povo já o teria fuzilado.
Este fascista nazi nunca pensou que a Ucrânia seria tão apoiada internacionalmente. Saiu-lhe o tiro pela culatra. Agora tenta arranjar uma desculpa esfarrapada perante o seu povo. Depois da derrota na Síria, está eminente o colapso da sua empolgância nacionalista e a diminuição de estratégias pseudo-propotentes.
este gajo não é Burro , para mim vai fazer as pazes por agora para levantarem as Restrições, depois começa a encher os Cofres e mais uns anos, Pimba Guerra novamente