/

Ventura defende “remigração” e associa-se a neonazis nas redes sociais

8

Rui Minderico / LUSA

O presidente do Chega, André Ventura

André Ventura sempre procurou distanciar-se de movimentos neonazis que são apoiantes do Chega, mas, agora, não hesita em partilhar nas suas redes sociais uma publicação sobre “remigração” com referências claras ao grupo 1143 de Mário Machado e ao Reconquista.

Na publicação partilhada na rede social, André Venturas surge vestido de comandante da TAP para defender a deportação de imigrantes ilegais, algo a que os movimentos neonazis se referem como “remigração“.

A par da foto, surge um bilhete de avião da TAP para um “voo de regresso ao seu país de origem” com os símbolos do Chega e do movimento ultranacionalista Reconquista lado a lado.

Este movimento defende a “pureza” dos portugueses, a expulsão de imigrantes irregulares e também a redução os direitos das mulheres e das pessoas LGBTQI+.

Além disso, o bilhete inclui ainda o número “TP1143” que pode ser visto como uma referência grupo 1143 que é liderado por Mário Machado, conhecido como o principal impulsionador do movimento neonazi português e já várias vezes condenado.

“O uso destes símbolos causou desconforto em alguns deputados e militantes” do Chega, apurou o Expresso.

Mas André Ventura desvaloriza qualquer polémica. “Só gostámos da imagem”, respondeu ao Expresso.

No texto da publicação no Facebook, André Ventura pergunta “PS e PSD querem saber o que faríamos aos ilegais que estão em Portugal?” “Eis a resposta: um bilhete para longe, até cumprirem as mesmas regras que todos os outros”, aponta ainda.

Ventura diz que é só “brincadeira” e queixa-se de “perseguição política”

Entretanto, André Ventura veio criticar o Expresso na rede social X, notando que o jornal “mostra o lixo que representa”. “Não podemos acreditar numa palavra do que sai daquele jornal”, acrescenta.

“Uma brincadeira nas redes sociais acaba com um título destes absolutamente disparatado”, aponta ainda, salientando que “é pura perseguição política porque sabem que não lhes faço fretes e não tenho medo”.

O líder do Reconquista, Afonso Gonçalves, já se congratulou com a partilha de Ventura nas redes sociais, reforçando a ideia da “remigração”.

“Ventura a partilhar o símbolo da Reconquista ao lado do símbolo do Chega e com uma estética associada à Remigração, e ainda há pessoas a duvidar? Vamos mesmo ganhar”, escreve na rede social X.

Autor da imagem usa expressão nazi e xenófoba

A imagem de Ventura com o bilhete da TAP terá sido criada por uma página das redes sociais que se intitula “Ministro dos Memes”.

O alegado autor partilhou a imagem no X com a expressão “Ausländer Raus” que significa “Fora estrangeiros” em alemão, e que tem conotações nazis e xenófobas.

A frase é frequentemente associada a movimentos de extrema-direita que promovem a exclusão e a discriminação de estrangeiros e minorias.

Semelhanças com o “bilhete de deportação” da AfD

Nas redes sociais, há quem note semelhanças entre a imagem com Ventura e o panfleto eleitoral do partido alemão de extrema-direita AfD que colocou bilhetes de deportação nas caixas de correio de famílias imigrantes.

A AfD está a ser investigada por incitação ao ódio depois desta iniciativa de campanha para as eleições que se avizinham.

O partido alemão tem como principal bandeira para este acto eleitoral a “remigração“, defendendo ainda o adeus ao euro e o serviço militar obrigatório.

ZAP //

8 Comments

  1. Estes infelizes desamparados da vida, só procuram protagonismo politico com argumentos parvos, como manter a “pureza” (raça) dos portugueses. Isto é um fartote de rir para quem tem um minimo de cachola.

    11
    7
    • Podes sempre comprar uma casa para viver na cracolândia junto aos teus amigos imigrantes que são visitados pelos de esquerda e lhes oferecem cravos para a fotografia e pelos fofinhos de Milfontes…. Pensava que liberdade de expressão ainda existe e com quem queres te associar, ou é só para os teus camaradas. Não gostas gostas vota no outro. E Pureza de alguma coisa, é ideologia dos teus muculm que se acham superiores e partilham a tua opinião que opinião pessoal não existe.

      5
      8
  2. Se a pureza da raça dos portugueses tivessem como exemplo este egocêntrico do André Ventura e do outro nazi Mário Machado, estávamos bem tramados.

    5
    2
  3. Vindo dos média SIC/ Expresso esta noticia não passa de propaganda de extrema esquerda tentando criar uma narrativa deturpada associando o Chega ao nazismo, cujo o objetivo é assustar a população menos informada, tentando assim intitularem-se como os salvadores da democracia quando na realidade as suas doutrinas são visíveis e aplicadas em países como Venezuela, Cuba, China etc….

    3
    3
  4. O Gandra d Almeida e o outro grande estadista do “sistema”, secretário de estado de Bragança, Hernâni Dias, NADA?
    Evidente que os imigrantes ilegais devem ir para o palácio de belém pernoitar. Os idiotas também votam? e os com cachola, gente ridicula.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.