Maior apoio à compra de elétricos em 2025, graças a uma adesão inferior ao esperado em 2024. Saldo de 3,5 milhões será somado à dotação prevista de 10 milhões para 2025, confirma fonte do Governo.
O programa de incentivos à aquisição de veículos de emissões nulas terá mais dinheiro e vai chegar a mais consumidores em 2025, após uma adesão inferior ao esperado no ano que agora terminou.
O Fundo Ambiental, que disponibilizou 10 milhões de euros em 2024, gastou apenas cerca de 6,5 milhões, deixando um saldo de 3,5 milhões que será somado à dotação prevista de 10 milhões para 2025, garante fonte oficial do Ministério do Ambiente e Energia ao Jornal de Negócios.
Assim, o montante total disponível atingirá 13,5 milhões de euros, destinados a apoiar particulares e empresas na transição para uma mobilidade mais sustentável.
“A verba não executada em 2024 acresce ao apoio previsto para 2025, no caso dos avisos dos veículos de emissões nulas”, diz a fonte do Governo.
A fraca adesão em 2024 deveu-se principalmente a alterações nas regras de acesso. Para beneficiar do apoio, fixado em 4.000 euros, os candidatos precisavam de adquirir um automóvel 100% elétrico até 38.500 euros (IVA incluído) e entregar um veículo a combustão com mais de dez anos para abate.
Esta exigência, especialmente o abate, foi apontada como um dos maiores entraves ao sucesso do programa.
Mesmo assim, o mercado de veículos elétricos cresceu em 2024. Dados da ACAP indicam que 19,9% dos veículos ligeiros de passageiros novos vendidos eram elétricos, um aumento face aos 18,2% do ano anterior. Foram matriculados 41.757 automóveis 100% elétricos, com marcas como Tesla, BYD, MG e XPeng a liderarem as vendas no segmento.
Para 2025, o Governo prevê manter a exigência de abate de veículos antigos como parte do objetivo de renovar o parque automóvel e reduzir as emissões. Mas a incerteza em relação à data de abertura das candidaturas para o novo ano preocupa o setor.
Ou estes governos são muito estúpidos ou pior, andam a facilitar a vida aos amigos! Então não previam que quem tem 38.500 euros para comprar um carro eléctrico, provávelmente não tem um carro com 10 anos ou mais? E por cima ainda lhes vão dar um bonus de 4 mil euros? Espera lá, isto não é gozar com quem necessita de comprar um carro em segunda mão, por não ter dinheiro para um novo?
Nem que os estejam a dar. Carros a pilhas? Podem ficar com eles.