O ex-atleta saiu da prisão este ano, e já tem uma nova namorada. Chama-se Rita Greyling, é consultora, a sua família esteve envolvida numa investigação de homicídio e… é (muito) parecida com Reeva Steenkamp.
O “blade runner” sul-africano, o primeiro homem com as duas pernas amputadas a competir tanto nos Jogos Paralímpicos como nos Olímpicos, saiu da cadeia em janeiro deste ano, depois de quase nove anos preso por ter morto a tiro a sua namorada, Reeva Steenkamp, a 12 de fevereiro de 2013, após uma intensa discussão.
Na altura, Oscar Pistorius disse ter confundido a namorada com um intruso, e disparou uma arma através da porta da casa de banho. Garantiu em tribunal que tinha “pesadelos horríveis” com o episódio, e chegou mesmo a tentar cortar o pulsos na prisão.
Agora, tem uma nova namorada, menos de um ano após ser libertado.
No fim de semana, a irmã de Steenkamp comentou com o Netwerk24 as semelhanças entre a falecida modelo sul-africana e a nova namorada de Pistorius: “Estou a olhar para as fotografias desta mulher e sinto arrepios na espinha… Ela parece-se tanto com a minha Reeva. Tem a mesma constituição física, a mesma cara e o mesmo cabelo, até os mesmos olhos. Estará ele assim tão doente que quis encontrar uma sósia?”.
Rita Greyling (33), a dynamic business management consultant, is Oscar Pistorius’ new girlfriend. Oscar was released on parole from Atteridgeville Prison in Pretoria on 5 Jan 2024. Oscar served a prison sentence for shooting & killing his girlfriend Reeva Steenkamp in 2013. pic.twitter.com/0MIeAEHz77
— Jan Van Potgieter (@SciTheComedist) December 16, 2024
Acrescentou ainda: “aviso-a para dormir com um olho aberto. Ele tem dentro de si o potencial para voltar a fazer o que fez à Reeva e eu não quero que isso se repita”.
Mas quem é Rita Greyling, que, fisicamente, mais parece uma cópia da namorada que Pistrorius assassinou há 11 anos?
A consultora de gestão de empresas de 33 anos é natural de Wakkerstroom, em Mpumalanga, na África do Sul, avança o The Telegraph. Cresceu no seio de uma família de agricultores e o seu pai, BP Greyling, tem aparecido em programas de televisão sobre o sucesso do seu negócio agrícola. A família de Rita Greyling é amiga da família de Pistorius.
E, tal como o antigo atleta, de 38 anos, tem um historial com a palavra “homicídio” — ainda que não tenha sido acusada de nenhum.
Tudo aconteceu em 2022, quando um convidado morreu na despedida de solteiro do seu irmão Ghini Greyling. Willem Kruger desapareceu durante o evento no Henbase Lodge, em Morgenzon, e foi encontrado morto dias depois no rio Vaal.
Inicialmente, o incidente foi considerado um acidente, mas a polícia abriu uma investigação de homicídio na família de Greyling depois de anunciar que estava “agora mais convencida de que houve crime“. O caso ainda não foi resolvido.
Agora, uma fonte próxima do ex-atleta disse ao The Telegraph que Pistorius “está a tentar reconstruir a sua vida de uma forma discreta e evita bares e restaurantes e o público em geral e está a passar despercebido. Está a tentar reintegrar-se lentamente na sociedade, mas isso está a ser feito através de famílias de que a sua família é próxima há décadas.”
A mãe de Reeva Steenkamp, Jane, de 78 anos, já reagiu também ao namoro entre os dois: “Não percebo como é que ela não vê uma red flag em relação a ele, porque ele não perdeu o seu problema de temperamento.”
Ao The Sun, deixou um aviso: “Ele continua a ser um perigo para as mulheres.”
Caso Pistorius
-
19 Dezembro, 2024 “Continua um perigo”. Oscar Pistorius tem nova namorada: é idêntica à que matou há 11 anos
-
24 Novembro, 2017 Sentença de Oscar Pistorius agravada de 6 para 13 anos de prisão
-
6 Julho, 2016 Oscar Pistorius condenado a seis anos de prisão
-
3 Dezembro, 2015 Sentença de Pistorius alterada para homicídio voluntário
-
15 Outubro, 2015 Oscar Pistorius vai passar para prisão domiciliária