Oscar Pistorius hospitalizado depois de tentar cortar os pulsos na prisão

O atleta sul-africano Oscar Pistorius, que cumpre uma pena de prisão de seis anos pelo homicídio da namorada, foi conduzido ao hospital com ferimentos nos pulsos, noticiou hoje a imprensa local.

“Tinha graves cortes nos pulsos e os médicos fizeram curativos nas feridas”, disse ao jornal City Press um dos dois guardas que asseguram a segurança do hospital Pretória, adiantando ter encontrado facas na cela do atleta.

Durante a audiência do tribunal, na qual a sentença foi dada, o advogado de Oscar Pistorius argumentou que o atleta sofre de depressão grave e pediu ao juiz que não o enviasse para a prisão e permitisse o cumprimento da pena em prisão domiciliária.

Segundo o porta-voz das autoridades prisionais, Singabakho Nxumalo, Oscar Pistorius, de 29 anos, o antigo corredor paraolímpico foi escoltado de volta para a prisão depois de terem sido tratados os ferimentos, e seu o pai do atleta, Henke, confirmou o seu regresso à prisão.

Guardas consultados pelo jornal sul-africano afirmaram que Pistorius tem uma atitude de raiva na prisão, mantém grandes quantidades de droga não autorizada na cela e recebe tratamento preferencial dos funcionários.

Oscar Pistorius matou a namorada, a modelo holandesa Reeva Steenkamp, na manhã de 14 de fevereiro de 2013, em sua casa, na capital da África do Sul, disparando quatro vezes através da porta da casa de banho fechada.

O Sul-africano alegou que tinha confundido a namorada com um intruso e disparou em pânico, tendo tido uma primeira condenação de cinco anos de prisão que foi anulada pelo Supremo tribunal que considerou ter havido intenção clara de matar.

Pistorius nasceu com um problema genético que levou a uma amputação das pernas, abaixo dos joelhos, aos 11 meses de idade.

Apesar disso, alcançou o topo do atletismo nos Jogos de Londres de 2012, onde se tornou o primeiro atleta com as duas pernas amputadas a competir nos Jogos Olímpicos com outros atletas não deficientes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …