O inferno da guerra queimou outra parte da Ucrânia (pouco falada)

Paisagem destruída, muitos dos 10 milhões de hectares ficaram irreconhecíveis. O conflito inovou também na destruição das florestas.

Percebe-se porque não é um assunto muito comentado sobre a guerra na Ucrânia, porque primeiro fala-se nas mortes, nos feridos, nas casas destruídas.

Mas a paisagem da Ucrânia está irreconhecível em grande parte do seu território, devido ao conflito.

As florestas da Ucrânia, que cobrem mais de 10 milhões de hectares, foram devastadas pela guerra, com destruição generalizada causada por incêndios, bombardeamentos e munições, destaca a agência Reuters.

Tanto as forças ucranianas quanto as russas atiram bombas incessantemente, deixando para trás uma paisagem que se assemelha a um deserto devastado pela guerra, particularmente na região oriental.

O Parque Nacional Sviati Hory, em Donetsk, outrora uma reserva natural imaculada, perdeu 80% da sua floresta devido ao fogo e aos explosivos.

Em todo o país reina uma devastação semelhante, ameaçando a biodiversidade e espécies raras.

Guardas florestais, como Serhiy Tsapok, que antes tinham orgulho de cuidar dessas terras, agora enfrentam a dura realidade de navegar por árvores queimadas e terrenos perigosos.

A guerra tornou a manutenção das florestas uma ocupação arriscada, com minas e munições não detonadas, que são uma ameaça constante.

Muitos guardas florestais sofreram ferimentos graves; alguns, como Oleksandr Polovynko, sobreviveram por pouco a explosões de minas terrestres, enquanto 14 trabalhadores florestais foram mortos durante o conflito.

As densas florestas de pinheiros da Ucrânia, especialmente nas regiões orientais como Luhansk, foram as mais atingidas.

A ocupação de partes da Ucrânia pelas forças russas dificultou os esforços para extinguir incêndios, com estimativas sugerindo que 80% das florestas de pinheiros em Luhansk foram destruídas.

A guerra também afetou a vida selvagem local, incluindo espécies raras como os cavalos de Przewalski, em risco de extinção, na reserva natural de Chornobyl, cuja população foi significativamente impactada pelo conflito.

Além das florestas

Os danos no meio ambiente da Ucrânia vão além das florestas.

Incêndios causados por bombardeamentos, minas terrestres e outros explosivos poluíram gravemente o ar e a água, enquanto milhões de hectares de terra continuam cheios de munições não detonadas.

Limpar essas áreas exigirá décadas de trabalho e milhares de milhões de euros, de acordo com especialistas.

O impacto a longo prazo nos ecossistemas da Ucrânia permanece incerto. Algumas regiões podem nunca recuperar totalmente, ecoando exemplos pós-guerra na Europa, onde florestas inteiras foram declaradas zonas proibidas.

O custo financeiro é assustador. O Banco Mundial estima que os danos ambientais causados pela guerra, incluindo a destruição de florestas e zonas húmidas, ultrapassem 27 mil milhões de euros. A Ucrânia responsabiliza a Rússia pela destruição e está a processar criminalmente o país para obter reparações.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.