Carros elétricos chineses ou europeus: o que dizem os condutores

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Xiaomi

Um estudo recente questionou os condutores espanhóis sobre a sua perceção acerca dos veículos elétricos chineses e europeus. Os resultados não deixam margem para dúvidas.

Os automóveis elétricos chineses têm sido o centro das atenções nas últimas semanas, especialmente após o anúncio de que a União Europeia vai aplicar novas taxas à importação destes veículos.

As novas tarifas, que podem chegar aos 38% do valor do veículo, pretendem evitar a “concorrência desleal causada pelos subsídios governamentais”, que permitem que os elétricos chineses sejam vendidos na Europa a um preço muito inferior ao dos seus concorrentes europeus.

É o caso do recentemente lançado Xiaomi SU7, considerado um concorrente direto do Tesla Model 3, que tem um custo quase 4 mil euros inferior ao do veículo da construtora norte-americana, e que será um dos grandes prejudicados com a decisão da UE.

O preço é um dos fatores de decisão na altura de comprar carro; mas qual o seu impacto no mercado automóvel? E que outros fatores entram na decisão?

Um estudo promovido pela Associação de Marketing de Espanha (AMKT) procurou saber o que pensam os condutores espanhóis sobre as marcas chinesas e europeias.

Os resultados foram recentemente apresentados nas jornadas da Comissão de Marketing de Mobilidade da AMKT, e não deixam margem para dúvidas.

Segundo o El Confidencial, 56% dos condutores espanhóis consideram que as marcas chinesas são essenciais para o desenvolvimento dos veículos elétricos, fundamentalmente porque o seu menor custo fará com que a procura cresça.

As marcas chinesas são as preferidas dos que têm menos de 35 anos, a meio caminho entre a geração Z e os millennials.

A maior parte dos inquiridos consideram também que as marcas chinesas de veículos elétricos poderiam ter um impacto positivo na criação de emprego e no impulso à inovação.

Apesar das opiniões positivas, os resultados são bastante diferentes quando  os condutores são inquiridos sobre a sua perceção da qualidade dos veículos no mercado: 71% dos inquiridos dizem preferir as marcas europeias.

Muito atrás estão as empresas japonesas e sul-coreanas (18%) e as empresas americanas como a Tesla (7%). No fim da lista, na perceção de qualidade, as empresas chinesas, com 4%.

Os construtores europeus de veículos elétricos são também os preferidos dos condutores espanhóis quando questionados sobre a segurança (72%), inovação tecnológica (43%), sustentabilidade ambiental (67%), e design (57%).

O estudo permite tirar antes de mais tirar a conclusão de que os jovens, que têm menor poder de compra, estão mais abertos e confiantes em relação à compra de veículos elétricos chineses, que são mais acessíveis.

No entanto, os elétricos chineses têm ainda, aparentemente, um longo caminho a percorrer para competir com os automóveis elétricos europeus em termos de qualidade percebida, sustentabilidade e design.

ZAP //

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2 Comments

  1. Espero que os carros não aconteça como os outros produtos chineses da Xiaomi. Pois eles dizem que a garantia dos 2 anos não abrage nada. Por isso fiz uma reclamação por escrito de duas Mi Band Pro que comprei e as pulseiras comessaram a rachar e desfazem-se e o vidro a descolar eles dizem que a garantia não abrange. Portanto cuidado com as garantias dos produtos chineses. E um carro tem muitos mais riscos.

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