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Xiaomi estreou-se nos elétricos. Vendeu 50 mil carros nos primeiros 27 minutos

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Wu Hao / EPA

O fundador da Xiaomi, Lei Jun, apresenta o seu elétrico SU7

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou este sábado a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos, apenas 27 minutos depois do lançamento oficial do SU7, o “desportivo de alto desempenho e tecnologia verde” com o qual se estreou no sector.

O evento de lançamento do Xiaomi SU7, que teve lugar esta quinta-feira em Pequim, contou com a presença do fundador da empresa, Lei Jun, que anunciou o preço de venda ao público da grande aposta pessoal: cerca de 27 mil euros para o modelo de entrada e 38 mil euros para o chamado Max.

“É 30.000 yuan (3.851 euros) mais barato do que o Modelo 3”, disse Lei, comparando o os preços do seu veículo com o modelo de entrada de gama da norte-americana Tesla, cujo preço de venda na China começa em 245.900 yuan (31.571 euros).

Apenas 27 minutos depois do lançamento oficial, a empresa chinesa já tinha recebido 50 mil encomendas do desportivo elétrico com que se estreou no setor.

“O objectivo é ter um carro de sonho tão bom como a Porsche e a Tesla“, anunciou o bilionário co-fundador da empresa chinesa em 2023, na altura o lançamento do primeiro carro eléctrico da marca.

O primeiro modelo da construtora chinesa tem características de um carro desportivo, e muitas semelhanças com um Porsche Taycan, uma opção de design que foi propositada.

Embora a bolsa de valores de Hong Kong não tenha negociado esta sexta-feira, devido ao feriado de Sexta-Feira Santa, as acções da Xiaomi nos Estados Unidos registaram uma recuperação significativa de 12,51% após o anúncio da empresa.

A apresentação, que foi seguida por mais de dois milhões de espectadores através de várias plataformas, incluindo a chinesa WeChat, Youtube e X-Twitter, contou com a presença de cerca de mil pessoas, incluindo os directores executivos de grandes marcas chinesas como Nio, Xpeng, Li Auto e BYD.

O lançamento do Xiaomi SU7 segue-se à publicação de um lucro anual recorde em 2023 da campeã mundial dos veículos eléctricos BYD, sediada em Shenzhen, no sudeste da China.

O mercado de veículos eléctricos chinês expandiu-se a uma velocidade vertiginosa nos últimos anos. Várias marcas chinesas estão agora a desafiar os principais fabricantes alemães, norte-americanos e japoneses.

O veículo da Xiaomi, uma das principais marcas chinesas de telemóveis, dispositivos com ecrã táctil, relógios conectados, auscultadores ou motos eléctricas, oferece uma aceleração dos 0 aos 100 quilómetros por hora em 2,78 segundos, bem como uma velocidade máxima de 265 quilómetros por hora, na gama mais alta.

O automóvel está disponível em três versões, Standard, Pro e Max, em nove cores, com a versão Standard a oferecer uma autonomia de até 700 quilómetros, em comparação com os 810 quilómetros do modelo Max, “líder na indústria”, considerou Lei Jun.

“Estamos muito entusiasmados com a resposta ao SU7”, disse o fundador da Xiaomi. O SU7 estará à venda em 211 lojas de 39 cidades chinesas no prazo de um mês, desde a compra até a entrega do veículo, acrescentou Lei.

O SU7 é produzido pelo fabricante chinesa BAIC, com a Xiaomi a fornecer programas e componentes electrónicos para o veículo.

As baterias do SU7 são fornecidas pela BYD, o principal fabricante de veículos eléctricos da China, e pela CATL, outro grupo chinês líder na produção de baterias.

O grupo, que ainda não anunciou planos para vender o veículo no estrangeiro, planeia lançar mais modelos de veículos elétricos no futuro, com o objectivo de se tornar um dos cinco maiores fabricantes do mundo em 15 a 20 anos.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Apenas nos primeiros quinze minutos da apresentação do Citroen DS no Paris Motor Show foram vendidos mais de 749 exemplares e, no final do evento, esta marca já gozava de uma encomenda de 120.000 exemplares….Paris 1955…

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