/

Inédito: Fernando Pessoa a caminhar

‘Onde está o Pessoa?’ apresenta as primeiras imagens de Fernando Pessoa em movimento. Estreia nesta quinta-feira.

‘Onde está o Pessoa?’ é o nome de um ensaio audiovisual que terá algo inédito na História de Portugal: ver Fernando Pessoa em movimento.

Até aqui, abundam réplicas de fotografias ou caricaturas. Sempre com o genial escritor parado, como era regra (quantas câmaras de filmar havia…?).

Mas, neste filme, a sua autora Leonor Areal tem a certeza de que vê Fernando Pessoa a mexer-se.

A realizadora é responsável por este ensaio audiovisual centrado na relação das pessoas com a câmara de cinema.

Neste percurso de descoberta de arquivo, as imagens mostram uma tarde de domingo em Lisboa, em 1913.

Depois de um concerto sinfónico, há muitas pessoas a sair do Teatro República (actual Teatro São Luiz).

Há uma câmara de cinema à porta do teatro a filmar a saída dos espectadores. E quase ninguém fica indiferente. Era algo raro na altura: estavam a ser filmadas.

No público que agora deixava o teatro, estavam diversas personalidades históricas da cultura portuguesa: Amadeo de Sousa Cardoso, António Ferro, António Silva, Augusto Ferreira Gomes, Eduardo Viana, Ernesto Vieira, Florbela Espanca, Jorge Barradas, ou Stuart Carvalhais.

E… Fernando Pessoa.

“Corri o filme de trás para a frente, comparei a fisionomia, os movimentos… A certa altura, reparei que aquele não podia ser outro senão o Fernando Pessoa”, começou por dizer Leonor Areal na RTP.

Só podia comparar com os retratos: “Por vezes tenho dúvidas, por vezes tenho certezas”, admite.

Mas, à medida que o ensaio foi avançando, mais certezas foi tendo: “Sobre o Pessoa não tenho dúvidas. Há outros que tenho dúvidas. Por exemplo, o Almada Negreiros: é ele ou o irmão dele? Eram muito parecidos”.

Este filme-ensaio convida o espectador a olhar em detalhe para todos aqueles homens, de fato completo e chapéu, muitos com bigode.

Será que os espectadores deste ensaio audiovisual também vão achar que aquele é Fernando Pessoa? “Depende das pessoas. Não há ciência que garanta que as nossas percepções estão certas”, responde Leonor Areal.

Houve outro factor que se destacou nesta investigação da realizadora: o sorriso. “Vemos sempre aquelas poses sérias nas fotografias daquela época. Mas aqui as pessoas estão alegres, movimentadas, sorrindo, a mostrar os dentes. O que mostra que as pessoas na vida real não são como são nos retratos”.

Onde está o Pessoa‘ estreia-se nesta quinta-feira às 19h45 no Cinema City Alvalade, em Lisboa. Terá a presença de Leonor Areal e Fernando Cabral Martins, ensaísta e professor de Literatura Portuguesa.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.