O que está em causa não é um símbolo nacional – esses nem podem ser mexidos, segundo a Constituição da República Portuguesa.
É uma medida simbólica mas, talvez por ter sido a primeira, está a criar mais “ruído” do que se esperava.
A reversão do símbolo do Governo foi a primeira medida do novo executivo de Luís Montenegro.
O designer responsável, Eduardo Aires, acredita que o seu trabalho foi usado como arma de arremesso por parte da AD – foi uma mudança “estratégica” e uma forma de a AD “vincar a demarcação simbólica em relação ao PS” e captar “eleitorado flutuante ao Chega”.
O logótipo minimalista – e muito criticado – nem um ano tinha e agora está outra vez a ser alterado em todos os documentos e em todas as comunicações oficiais do Governo.
Símbolo nacional?
O Governo disse que foram mudados símbolos nacionais. Que era preciso mudar um desses símbolos nacionais. “O Governo mentiu, assim, descaradamente. Não foram mudados símbolos nacionais nenhuns – que até estão protegidos por uma pequena lei chamada Constituição da República Portuguesa”.
A versão e descrição foram de Pedro Marques Lopes, comentador político, na SIC Notícias.
De facto, o Artigo 11.º da Constituição da República Portuguesa indica que o símbolo nacional é a Bandeira Nacional, não o logótipo do Governo.
Mais abaixo, o Artigo 164.º avisa que só a Assembleia da República pode legislar sobre o regime dos símbolos nacionais.
“Poderia ter dito que não achava bonito. Mas não foi isso que o Governo fez”, lamentou Pedro Marques Lopes.
Então, o que foi mudado?
Foi um símbolo, uma assinatura gráfica, de um dos órgãos de soberania em Portugal. A assinatura governamental.
Luís Pedro Nunes acha que tanta discussão à volta deste assunto é “absolutamente ridícula”, num país que “tem uma luta anti-woke sem que tenha havido um movimento woke sobre a sociedade”.
Também no mesmo programa, Clara Ferreira Alves comentou que “tudo hoje é uma guerra cultural” e o assunto do logótipo tem sido aproveitado nesse contexto – e lamenta que esta tenha sido a primeira medida do Governo.
Já Daniel Oliveira salientou que estas medidas simbólicas dão um sinal do que será o novo Governo. E acha que foi uma decisão “amadora, demagógica, reaccionária e revanchista”.
Logótipo do Governo
-
5 Abril, 2024 O Governo “mentiu descaradamente” sobre o símbolo
-
2 Abril, 2024 Montenegro vai mudar o símbolo do Governo
Se é uma coisa sem importância, demagócica e tudo o resto, não falem sequer do assunto e dediquem-se a temas mais importantes.
São os “opositores” que estão a fazer barulho…
tanto barulho por causa de um símbolo! os símbolos nacionais (bandeira e hino) não mudaram nem vão mudar em breve. os simbolos do governo, cada governo é livre de escolher o seu. adiante!…
Quem teve a ideia e quem fez o logotipo de verde/amarelo/ vermelho, foram uns mentecaptos, porque os símbolos da Nação não devem ser alterados sem a vontade do Povo e quem já está a atacar este governo são os antipatriotas esquerdalhas.
Se não tem importância, não lhe dediquem tempo. Ou, afinal tem importância, face a tanta opinião? E, se não tem importância, porquê o governo que cessou funções lhe dedicou, tempo e 74000€?
Se é uma uma coisa demagógica, sem importância e mais não sei o quê, porque gastaram dinheiro a muda-lo? deixavam estar, tinham mais onde gastar o dinheiro. Eu não sou AD, mas concordo com o símbolo do Governo que foi agora novamente reposto. Se querem um País mais moderno e prá frente , deixem o supérfluo e vão ao que interessa para todos. Tanto por fazer…começam pelo telhado em vez de começar pelas alicerces .
Portugal tem um movimento “woke” tímido, mas tem.
O jornal PÚBLICO é espelho disso. E tem contaminado o poder político.
Caro Carlos Mota, nem lendo a notícia entende! Continua a insistir nos “símbolos nacionais”, assim, fica difícil. Dois pontos: (i) não se mexeram em símbolos nacionais; (ii) o governo mentiu. E é o ponto (ii) que é grave.
Tal e qual a perrice de uma criancinha, mas no caso da criancinha, duas surras no cú resolvem o problema, no caso da birra do sr. Montenegro a birra só passa quando crescer.
Pois fizeram muito bem. Foi uma modernização trapalhona e que omitiu completamente o que nos identifica como nação. Ainda bem que foi revertida.
Mais uma vez , mau perder do PS e das esquerdas radicais e sem apego à identidade nacional. A esquerda da liberdade para as ganzas, as esquerda que não valorizas as policias, ainda bem que ao menos nisto alguém respeita algo que nos une a todos, mais uns milhares de euros jogados fora, provavelmente para dar a um amigo ou alimentar o ego a alguém. Espero que seja o inicio do acordar de Portugal
o programa Eixo do Mal é um caso único. Todos os 4 comentadores são objetivamente de esquerda, o moderador também, e passo todos os programas a dizer o pior possível do centro direita e da direita!!!.. que raio de pluralismo é este???
O Nuno R. Sarmento o Sr. é muito pluralista!
E o Marque Mendes comentador da SIC ?
Ainda mais grave pelo facto de ser comentador de um noticiario de grande audiencia!!!
Isso não o incomoda???
Bom, de facto, também náo parece incomodar nenhum jornalista…
No entanto , o que mais impacto direto tem , no bem estar dos Contribuintes , fica mais uma vez en banho -maria …….Raios , continuo sem Médico de Familia no SNS !
Atento: uma coisa não tem a ver com a outra… Este governo tomou posse a poucos dias! Tivesse reclamado nos muitos anos de governos de esquerda radicais sobre esse problema que nunca foi resolvido!
Fico feliz com a troca do logotipo! O anterior de 74k euros + IVA era uma anedota de mau tom… Uma ofensa a Portugal!
Tristeza um país vive mendicidade (emprestimos U.E.) estamos nivel 4 mundo ,na educação, saúde, justiça é utopia ,cultura paupérrima, há 50 anos que vivemos numa cleptocracia mascarada democracia ,cidadãos contribuintes tratados com maior desconsideração, desrespeito pois somos vitimas de “roubo” nossos salários, baixissimos não são suficientes para fazer face custo vida com minimo dignidade, e mais grave não se vislumbra mudança seria ,digna , e andam preocupados com ninharias …
Interessa-me ,que dinamizem economia , educação qualidade para todos ,saúde para todos na hora ,justiça punir quem comete crimes na hora não deixar prescrever ,cultura de qualidade e para todos
Anti Woke das 12:31 ; ….quem lhe diz que não manifestei o meu descontentamento com a inação , do (os) anteriores Governos no que diz respeito ao que é fundamental para o bem estar dos Portugueses ? …conhece-me pessoalmente ? …Não ? então pense antes de afirmar !
A esquerda não dá uma para a caixa…..