Ao fim de uma semana, Mariana Mortágua e Luís Montenegro estão à frente

ZAP // António Cotrim, Filipe Amorim / Lusa

O debate entre Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) e o líder da Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, é “até ao momento” o mais visto, com uma audiência média de mais de um milhão de telespetadores.

Na luta pelas audiências, Mariana Mortágua e Luís Montenegro ficaram à frente da concorrência ao fim da primeira semana de debates.

Esta é a principal conclusão da primeira semana de debates para as legislativas de 10 de março da análise da Universal McCann (UM), agência de meios do grupo Mediabrands.

O frente a frente entre  Mortágua e Montenegro em 6 de fevereiro, na TVI, “foi o programa mais visto daquele dia” e teve uma audiência média de 1.052 milhões de telespetadores, o que corresponde a um ‘share’ de 21,5%, de acordo com a mesma fonte.

Num confronto equilibrado, o mais rico em conteúdo entre os cinco realizados até então, os analistas deram uma vantagem ligeira ao líder da AD.

O segundo debate mais visto, que se realizou a 5 de fevereiro e que deu início “a esta série de confrontos entre os vários líderes partidários”, foi entre o líder do PS, Pedro Nuno santos, e o presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, transmitido pela SIC.

No decorrer do debate, o socialista falou em “magia fiscal” da IL e o líder liberal não quer “mais do mesmo”. Num confronto sem sal em que apenas os impostos aqueceram a conversa, reinaram a tensão e o nervosismo — mas nessa noite, só um programa televisivo bateu as audiências do debate.

Este confronto “alcançou uma audiência média de 964 mil telespetadores e um ‘share’ de 19,5%”, com o frente a frente, transmitido pela SIC este domingo (11 de fevereiro), entre Inês Sousa Real, do PAN, e Luís Montenegro, a encerrar o ‘top 3’ dos debates mais vistos.

Este último debate, em que a líder do Pan fechou a porta a Montenegro, foi moderado por Clara de Sousa e registou uma audiência média de 818 mil telespetadores, com um ‘share’ de 16,3%.

“Analisando os debates transmitidos nos canais de informação (RTP3, SIC Notícias e CNN Portugal), o debate entre André Ventura e Rui Rocha, transmitido pela SIC Notícias, foi o mais visto”, com uma audiência média de 317 mil e um ‘share’ de 7,3%, refere a UM.

Segue-se o debate entre André Ventura e Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, transmitido pela CNN Portugal, com uma audiência média de 200 mil e um ‘share’ de 4,5%.

“O debate entre André Ventura e Inês de Sousa Real, transmitido pela RTP3, completa o pódio dos debates mais vistos nos canais de informação (audiência média 161 mil telespetadores/ 3,5% ‘share’)”, acrescenta a Universal McCann.

Depois de uma semana de debates e com metade entre líderes já realizados (14 em 28), se se comparar “com as audiências dos debates a contar para as legislativas de 2022 é possível verificar um aumento do interesse dos portugueses nos debates transmitidos nos canais de informação”, conclui a UM na análise.

“O mais visto em 2022, entre André Ventura e Rui Rio, do PSD, transmitido pela SIC Notícias) registou uma audiência média de 190 mil telespetadores e um ‘share’ de 3,9%”, refere.

Este ano já se assistiu “a dois debates com audiências mais elevadas: O debate entre André Ventura e Rui Rocha, transmitido na SIC Notícias e o debate entre André Ventura e Paulo Raimundo emitido pela CNN Portugal”.

Assim, no balanço da primeira semana de debates e observando as audiências no total dia, entre os canais de informação, “é possível verificar um crescimento do ‘share’ de RTP3 (+0,1p.p.) e SIC Notícias (+0,2p.p.) face à última semana”, conclui.

ZAP // Lusa

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