Marcelo meteu cunha e deve demitir-se, defende a maioria dos portugueses

17

Rodrigo Antunes / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Seis em cada dez portugueses acreditam que Marcelo meteu cunha no caso das gémeas luso-brasileiras. A maioria considera a intervenção fatal: “deve demitir-se” caso se venha a provar o seu envolvimento.

A maioria dos portugueses quer a demissão do Presidente da República caso se venha a provar a sua intervenção indevida para facilitar o acesso das gémeas luso-brasileiras ao tratamento com o Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo.

Marcelo Rebelo de Sousa meteu mesmo uma cunha no caso, acreditam 58,9% dos portugueses em inquérito da Intercampus para o CM/CMTV. Apenas 17,5% não acreditam na intervenção do Presidente, enquanto 23,6% não sabem ou não respondem.

Além de revelar um clima de desconfiança em relação à ação do chefe de Estado, o barómetro mostra também que a maioria dos portugueses considera fatal a eventual cunha: 61,7% defende que o Presidente “deve demitir-se” caso se venha a comprovar a sua intervenção no caso.

Marcelo Rebelo de Sousa é mesmo visto por 26,5% dos inquiridos como o “principal culpado” pela polémica que envolve um tratamento milionário no valor de quatro milhões de euros. 21,9% culpa o Governo e o Ministério da Saúde; 19,6% culpa o filho do Presidente e apenas 1,8% culpa os médicos — 22,6% estão indecisos, isto é, não sabem ou não respondem.

O caso das gémeas

O caso das gémeas luso-brasileiras tem sido o centro de debate a nível nacional e coloca o Presidente da República numa posição delicada.

O caso foi denunciado pela TVI depois de as gémeas brasileiras terem sido tratadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com o medicamento medicamento Zolgensma que é usado para tratar a atrofia muscular espinhal e que é um dos mais caros do mundo.

A investigação da TVI apurou que Marcelo Rebelo de Sousa pode ter influenciado essa tomada de decisão. O Presidente da República já negou qualquer envolvimento no caso.

O MP procura esclarecer como é que o processo decorreu, até porque os médicos do Hospital de Santa Maria se opunham a que as gémeas recebessem o tratamento.

Ao início da tarde deste domingo, Marcelo afirmou que o seu filho se reuniu com o então secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, sobre as gémeas que foram tratadas no Santa Maria, porque não o conseguiu através da Presidência da República.

“Eu acompanhei estas últimas notícias e penso que ficam claras três coisas: a primeira é que quem organizou, quem fez esse encontro, essa audiência, essa conversa fê-lo porque não conseguiu chegar onde queria por outro caminho, que era através do Presidente e da Presidência da República, por isso é que foi a seguir tentar outra coisa, porque não tinha obtido aquilo que queria”, disse.

Disse ainda que só agora se soube desse encontro, após quatro anos de se ter realizado.

“Eu em particular e tenho muita pena de não ter sabido há quatro anos e tal porque era nessa altura que eu devia ter sabido e não nesta altura, mas isso diz respeito às relações pessoais e é evidente que, pessoalmente, retiro as conclusões de não ter sido dito o que devia ter sido dito o que permitiria intervir para que não tivesse acontecido o que aconteceu”, referiu.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

17 Comments

  1. O caso das gemeas mostra o quanto baixo o Presidente da Republica pode ir e foi. Todos sabemos que o filho lhe pediu a cunha, ele escreveu ao Costa, o Costa à sua Ministra da Saude e esta passou ao Secretário de Estado. Todos começaram mentindo mas aos poucos se foi sabendo que foi assim. Vem agora Marcelo dizer que o filho como não conseguiu a cunha com ele usou o Secretario de Estado , e mostrou-se desiludido com o filho, Mas foi Marcelo que lhe arranjou essa reunião resultante da sua comunicação ao PM. Com isto vemos como o Presidente está disposto a culpar unicamente o filho e o Governo por uma coisa que ele participou e foi a figura principal. Quanto mais baixo se pode ir? Eu e quase todos tinhamos Marcelo em, muito boa consideração e com ideia de pessoa isenta a acima destas tricas politicas., mas como judas mostrou-se capaz de “vender” o filho para salvar a sua pele ( politicamente falando) . Se é caso para se demitir ou não não sei, pelos vistos muitos acham que sim, mas que foi de uma baixeza tremenda lá isso foi.

  2. Sem qualquer dúvida: antes e depois de ser eleito, tem sido ao longo destes penosos anos mentiroso profissional mentindo conforme a oportunidade: no caso particular do filho e das duas crianças brasileiras, é óbvio que atraiçoou o filho… mas torceu o braço às entidades governamentais que continuam a mentir como é óbvio e sistemático. A propósito, perguntem ao Costa: vai dizer que não sabe nada… embora continua a fazer propaganda animada pelo «Público»… A política +portuguesa está no GRAU ZERO!

  3. Claro, que por uma vez, acaso tivesse coragem para isso. Mostrava ter dignidade. Mas o que temos assistido, e pelas histórias que se sabe a respeito desta figura, não passa de um grande treteiro.

  4. O Caso das Gémeas vai dar em nada , pois já dizem que Ter a Nacionalidade em tempo recorde é normal , um Advogado Brasileiro está á espera há 3 anos, Medicamento foi aprovado em 2 dias e a um Sábado , há vários casais de Portugueses que estão á espera desse tratamento há mais de um ano entre outros casos. Isto não vai dar em nada porque vai rolar muita cabeça e eles são todos amigos, são eles que fazem as Leis para se Protegerem

  5. Já disse e volto a dizer. Marcelo tem a lábia toda dos advogados. Demonstra ser manhoso e demonstra estar disposto a tudo para sacudir a água do seu capote. O que se passou é uma humilhação para Portugal e os portugueses, sobretudo aos pobres. É completamente sem vergonha o que aconteceu. Favorecer gente rica quando existem pessoas a morrer antes conseguirem consulta. Demitir-se é pouco. Marcelo devia pedir desculpas ao país e desembolsar os quatro milhões, ele e o filho, ressarcindo o estado português. E depois, apurados os culpados, cadeia.

  6. Marcelo, uma vez mais, igual a si próprio.
    Um perigoso sonso e trampolineiro.
    Nunca me enganou, mas apesar de tudo o que nele transparece, nunca o imaginei a descer tão fundo.

  7. Talevz fosse melhor começarmos pelo princípio: o povo português (nós), a comunicação social (vós), as redes sociais (eles e elas) demitirem-se. Tudo isto é ridículo e pequeno. O própio Marcelo também o é.

  8. Caso seja comprovado que influenciou o tratamento das crianças , não só Ele deve demitir-se como todos os outros que se deixaram influenciar …… Mas como dizia o “outro” está tudo sob control , é só mais un (casozinho) !

  9. Eis uma sondagem de duvidosa credibilidade. É reincidente nas suas clamorosas falhas. O titulo da noticia está errado. Deveria ser: uma sondagem de fonte nada credível, cujos enganos “est id quod plerumque accidid”, diz que cerca de mil pessoas, no universo de dez milhões, criticam o Presidente da República, no caso das gémeas.
    Decerto, quem o faz não viu a entrevista do diretor clínico do Hospital, que isenta o Presidente da República de qualquer interferência no caso. Só inteligências muito limitadas e atoladas em poço de maldade podem assacar qualquer culpa ao Presidente da República, que é dotado de caráter integérrimo, verticalidade e exemplar.

  10. Marcelo o sonso,.
    Atira a pedra, esconde a mão e culpa terceiros. Exatamente aqueles que ingenuamente acedem aos seus pedidos, indevidos e ardilosos , bem ao nível do seu autor.

  11. Com tanta gente válida no PS., António Costa decidiu incompreensivelmente, apostar no “cavalo” errado.
    António Costa criou o monstro., e por ele acabou devorado.
    Cá se fazem, cá se pagam..
    e
    Quem os inimigos poupa ( A C., mais do que poupar, escolheu) às mãos he morre.

    A. vida é constante aprendizagem

  12. J.Alves, que argumento mais idiota. Que falta de conhecimento, deve ser tonto ou querer fazer os outros tontos, na sua ansia de defender Marcelo ( sabe-se lá porquê) . Com que então são apenas mil num universo de 10 milhões? Sabe ao menos como funcionam as sondagens ? Hà amostras representativas de toda a população. Para si só seria valido se perguntassem a todos os portugueses? Isso é também valido para as sondagens das eleições na sua opinião ? e nas eleições quando quem vota são cerca de 4 milhões de pessoas, pois existe a abstenção e todos os jovens com menos de 18 anos… nem que um partido tivesse 100 % dos votos efectuados nunca representaria a vontade dos 10 milhoes de portugueses… Estude . pense no que escreve e deixe-se de defender o indefensável. muitos portugueses, acham que o que Marcelo fez é uma vergonha , e a forma como está a sacudir a água do capote à boa maneira portuguesa vendendo como Judas o proprio filho , atirando-o aos lobos ainda lhe fica pior . Pode dizer que não concorda e achar que ele é um santo , o pinaculo da perfeição, mas isso será a sua opinião não venha dizer o que os portugueses pensam ou não alterando a seu belo prazer a forma como se analiza uma sondagem credivel

  13. É facil a nós internautas fazer juízo de valor, julgar e condenar o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, é coisa de povo. Condeno a notícia no sentido em que: Quem fez esta sondagem? Porque não está reportada aqui? E por último, condeno o Prof. por o meu sistema SNS estar a ser utilizado uma rede mafiosa e nada foi salvaguardado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.