E José Luís Carneiro teve maior exposição mediática do que Pedro Nuno Santos, ao longo de Novembro.
As eleições legislativas de Março já estão a ser a prioridade de muitos políticos.
Nesta campanha, em toda a preparação, há algo básico que é fundamental: aparecer.
Mesmo que a internet tenha feito as televisões “desaparecer” de muitas casas, aparecer nos jornais televisivos continua a ser fulcral.
Nesse contexto, espreitamos os números da Marktest sobre a exposição mediática dos políticos portugueses no mês passado, Novembro.
A análise envolve vários programas televisivos, todos de informação: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e TVI Jornal (TVI).
A notícia só entra nas contas se o político for protagonista de uma notícia, com intervenção directa. Intervenções de comentadores televisivos fixos, debates e entrevistas não contam.
Em Novembro, e em mês em que se demitiu, António Costa foi líder destacado na exposição mediática: pouco mais de 11 horas com notícias sobre o primeiro-ministro.
Igualmente sem surpresa, Marcelo Rebelo de Sousa aparece no segundo lugar, embora algo longe: cerca de 8h30m.
Numa corrida para as legislativas, seria expectável que o líder do principal partido da oposição aparecesse no terceiro lugar. Mas quem fecha o pódio é André Ventura; o líder do Chega esteve na televisão durante mais de 6h.
Depois sim, surge Luís Montenegro, presidente do PSD; quarto posto, com pouco mais de 5h.
Na disputa interna no PS, aqui José Luís Carneiro leva a melhor: quinto lugar (4h30m) contra o sétimo lugar de Pedro Nuno Santos (4h).
Pelo meio surge Mariana Mortágua (BE), na sexta posição. A fechar o top-10 aparecem, por esta ordem, Rui Rocha (IL), Manuel Pizarro (ministro da Saúde) e Joana Bordalo e Sá (presidente da Federação Nacional dos Médicos).