Já verificou a qualidade do ar que respira?

Verificar o índice de qualidade do ar é um hábito saudável e que pode ser feito de forma simples, a partir do seu telemóvel.

“Tenho a carteira, telemóvel, chaves… estou pronto para sair de casa! Ah esperem, deixem-me verificar a qualidade do ar lá fora… se calhar, também levo máscara“.

Poderá ser (ou já é) esta a rotina, antes de se sair de casa, nos grandes centros urbanos – que são cada vez mais afetados pela poluição.

Provavelmente, também irá deixar de verificar se fechou a porta de casa ou do carro, priorizando a verificação da qualidade do ar.

Números de março, revelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), diziam que apenas 0,18% da superfície ​​​​​​​terrestres e 0,001% da população mundial vive em níveis de poluição considerados seguros.

Há duas semanas, Nova Iorque estava laranja. Milhões de pessoas respiraram ar poluído, devido às partículas emitidas pelos violentos incêndios ocorridos no Canadá, no início deste mês.

Pode acontecer que a poluição seja visível, mas, na maior parte das vezes, não o é. E as partículas que não se veem no ar também são prejudiciais para a nossa saúde.

Como verificar o Índice de Qualidade do Ar?

O índice de qualidade do ar (IQAr) é um indicador do nível de poluição do ar, numa determinada região, baseada nas concentrações de poluentes registadas nas respetivas estações de monitorização.

Os principais poluentes rastreados são o ozono, o dióxido de enxofre, o monóxido de carbono, o dióxido de nitrogénio e o dióxido de azoto.

De acordo com o Wired, nos Estados Unidos (EUA), as grandes cidades são obrigadas a medir e a relatar os níveis diários de poluição à EPA – Agência de Proteção do Ambiente dos EUA.

O IQAr é medido numa escala de 0 a 500:

Se o índice estiver entre 0 e 50 considera-se que o ar se pode respirar sem grande risco para a saúde.

Uma valor que esteja entre 51 e 100 significa indica que as pessoas mais sensíveis podem ser afetadas.

Quando índice está entre 101 e 150, as crianças e os idosos devem ter cuidado e limitar o tempo fora de casa.

Dos 151 aos 200, os altos níveis de poluição provavelmente já terão um efeito prejudicial para toda a população.

Um IQAr acima de 200 indica um nível poluição muito intenso e, quando passa os 300, é considerado perigoso.

Há várias aplicações gratuitas onde é possível verificar o IQAr – como o AirVisual, o PlumeLabs, o AirCare, ou o BreezoMeter, por exemplo.

Nessas aplicações é possível ver qual é o gás poluente mais presente no ar e mostram-nos ainda o IQAr noutros sítios do planeta.

Numa experiência feita pelo Wired verificou-se que, enquanto São Francisco (nos EUA) apresentava um índice de 48, Nova Iorque registava 152.

O Departamento de Saúde do Estado de Nova Iorque recomenda que as pessoas usem uma máscara na rua, enquanto a qualidade do ar se mantiver em níveis tão elevados.

Em casa, é importante manter as janelas fechadas e usar um purificador de ar para manter o ar interno limpo.

Antes de sair dela, não se esqueça: carteira, telemóvel, chaves e… verificar o IQAr.

Miguel Esteves, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.