Elon Musk, proprietário da SpaceX, recorreu ao Twitter para explicar o processo dos mini satélites, assegurando que o projeto decorre como esperado.
Há apenas um mês, a SpaceX lançou 21 pequenas versões de satélites Starlink de nova geração. No entanto, os pequenos corpos não se aguentaram muito tempo lá em cima, tendo regressado à atmosfera na segunda-feira. A notícia foi avançada por Jonathan McDowell, astrofísico em Harvard, que monitoriza todos os movimentos dos satélites da Space X – propriedade de Elon Musk.
Segundo as observações, a maioria dos mini satélites estavam a orbitar nas devidas altitudes na tentativa de alcançar a órbita operacional que lhes foi designada, ao passo que um outro começou a proceder a manobras que o desorbitaram. Para além de McDowell, outros observadores também têm estado atentos e identificaram o problema, como foi o caso do guia não oficial da SpaceX, o Starlink Insider.
Este site foi, de resto, o primeiro a noticiar que o grupo de satélites lançado mais recentemente estava lentamente a cair em vez de subir. Como seria de esperar, Elon Musk não demorou a recorrer à sua conta de Twitter para explicar o sucedido, alegando que os satélites estavam a “experienciar alguns problemas“, com alguns a desorbitar e outros a permanecerem na altitude devida.
De acordo com o site Gizmodo, o lançamento dos 21 mini satélites de nova geração ocorreu a 27 de fevereiro com a ajuda de um foguetão Falcon 9. À luz da terminologia usada pela empresa, estes são os V2 Minis, já que são versões miniaturas da versão original dos Starlinks.
Os Minis V2 destinam-se a ajudar o SpaceX a aumentar a capacidade da sua megaconstelação, preenchendo a lacuna da crescente procura do Starlink até que a empresa seja capaz de lançar exemplares dos seus satélites da próxima geração em tamanho real.
No entanto, para o fazer, SpaceX precisa de ver o seu foguetão Starlink de grande porte ser levado para os céus. O foguete Falcon 9 atualmente operacional da empresa não foi concebido para transportar os satélites da próxima geração, o que levou a SpaceX a criar as versões reduzidas. No mês passado,a SpaceX planeou lançar um segundo lote de V2 Minis, mas não é claro o estado onde a empresa se encontra atualmente neste projeto.