O “idiota” russo que abateu drone dos EUA foi premiado

13

Hashekemist / Wikimedia

O drone MQ-9 Reaper

Ministério da Defesa da Rússia teve uma decisão “ridícula”. Medvedev fala sobre Putin e prevê “declaração de guerra”.

Na semana passada, o ambiente entre Rússia e Estados Unidos da América agravou-se devido a um incidente aéreo.

Um caça SU-27 da Força Aérea russa colidiu com um drone norte-americano, num incidente sobre águas internacionais no Mar Negro. Um de dois caças russos que voavam na área atingiu uma das hélices do drone.

Na altura, o comandante das forças dos EUA na Europa, James Hecker, acusou os dois aviões russos de terem feito uma manobra “insegura e pouco profissional”.

Ontem, quarta-feira, o Ministério da Defesa da Rússia decidiu dar um prémio aos pilotos que estavam nos caças russos.

Sergei Shoigu, ministro da Defesa, premiou o piloto do avião que colidiu com a Ordem de Coragem. Porque impediu o drone MQ-9 de “violar as fronteiras da região do regime temporário para o uso do espaço aéreo”.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, considerou “ridícula” esta decisão.

“Não entendo por que deram o prémio de coragem a um piloto que, na pior das hipóteses, colocou em grande risco, maliciosamente, a si mesmo e à propriedade americana; e, na melhor das hipóteses, ele é apenas um idiota”, analisou Kirby, em conferência de imprensa na Casa Branca.

O Conselho de Segurança Nacional dos EUA continua sem saber se a colisão foi intencional “mas a verdade é que aconteceu”.

“Não conheço um único exército, nem uma única força aérea no mundo que recompensaria um piloto por uma colisão com um drone. Se for coragem, acho que eles têm uma definição diferente para isso. Isso é ridículo e ofensivo”, acrescentou o responsável norte-americano.

O Ministério da Defesa da Rússia assegura que o drone entrou em voo descontrolado e caiu “como resultado de uma manobra brusca”.

“Declaração de guerra”

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de captura ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, por crimes de guerra na Ucrânia.

Dmitri Medvedev comparou o mandado a “papel higiénico” e, agora, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia avisa: se o presidente da Rússia foi detido no estrangeiro, esse momento seria uma “declaração de guerra” à Rússia.

“Imaginem — claramente que uma situação destas não vai acontecer, mas ainda assim — imaginem que acontecia. O líder incumbente de um país na energia nuclear chega à Alemanha e é detido. O que é que isso significa? Uma declaração de guerra contra a Rússia”, avisou Medvedev.

“Numa situação dessas, todas as nossas armas estariam viradas para o Bundestag (parlamento na Alemanha) e por aí fora”, comentou.

ZAP //

13 Comments

  1. Segue o teatrinho de fazer de conta que ninguém sabe que aconteceu, o que de facto aconteceu: Um drone Americano foi ABATIDO (ainda que sem recurso à utilização de armas), por um caça Russo!

    Assobiam para o lado porque têm MEDO do que teriam que fazer se encarassem de frente a situação.

    É por isto que os Russo vão fazendo o que lhes apetece: Não existem consequências!

  2. E foi muito bem dada a Medalha muitas Palmas ao Piloto , Pois que Raio anda os Drones Americanos a Fazer nas Fronteiras da Russia , tão Longe de Casa ? Foi como o o Navio Americano querer entrar no Mar da China , todas as Guerras que há os Americanos estão lá metidos assim como em todas as invasões, eles sim incitam ás Guerras porque é o que faz Mover os EUA, pensar que os EUA desejam a Paz é como esperar ver um Submarino nos ceus

      • Prefiro escrever à pressa e dar erros a ser mais um acéfalo que anda aqui a dar Razão aos Americanos só porque é bonito e os Órgãos de Comunicação lhe conseguem impingir tretas, eu pelo menos uso o Cérebro , já o Sr. seria melhor fazer uma revisão ao seu…e para quem quer dar aulas de Caligrafia , certamente esta frase “Quanto ao raciocínio, está em linha com a capacidade de redação.” provavelmente quereria escrever assim “Quanto ao raciocínio, esse está em linha com a capacidade da redação.” não seria “da” em vez “de”?

      • Não, não seria. Mas já todos vimos como escreve. Não vou perder tempo a explicar-lhe porque é que o “esse” não está em falta nem o “de” está incorrecto. É reler várias vezes e, provavelmente, compreenderá.
        Quanto às suas ideias, são as tradicionais no campo dos terraplanistas, anti-vacinação e toleirada semelhante.

  3. Me parece claro e lógico costatar que não há bons e maus meninos nesta situação, todos são iguais , apenas defendem seus próprios interesses .Rússia, EUA, ou Europa , qual deles são inocentes ? Todos tem as mãos sujas de sangue . Rússia com seu passado de morte e perseguição , principalmente na era da URSS, Europa ( França, Bélgica, Alemanha , UK , principalmente Inglaterra , Portugal , Espanha , Itália etc…. ) com exploração e massacres continuados nas colónias, e não só, são grandes hipócritas , sem esquecer os Eua cujos 33 por cento do território foi tomado do México , massaccrou impiedosamente seus indios , encetou genocidio nas filipinas , usou armas nucleares no Japão , invadiu o Panamá , invadiu e destruiu o Iraque e o Afeganistão ,TORTURANDO E MATANDO INDISCRIMINADAMENTE civis , e claramente estão metidos em todos os conflitos mundiais , seja vendendo armas ou diretamente, que moral esses povos têm para julgar quem quer que seja ?

  4. Pois é meu amigo, você tem toda a razão. O problema é que a maioria das pessoas não vê isso. Porque usam palas como os cavalos. Para eles é América, América e América. Pois foram até á data de hoje os únicos que usaram bombas atómicas e nunca foram responsabilidades por isso. Nem nunca foi emitido um mandato de captura por crimes de guerra. Podia dizer mais, mas estava a perder o meu rico tempo.

  5. Mas afinal aquilo caiu sozinho ou foi abatido? Se o governo russo diz que o drone caiu sozinho porque é que deu uma medalha ao piloto? E o drone não andava nas fronteiras de vários países membros da NATO? Que andavam aviões militares russos a fazer perto das fronteiras desses países? Quais eram exactamente as fronteiras da russia? Não eram a Crimeia pois não?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.