Quer seja simples, com chantilly, chocolate ou em bolos, os morangos são, possivelmente, dos frutos mais consumidos em Portugal, apesar de o clima não ser propício à sua produção durante todo o ano.
No entanto, apesar de serem largamente conhecidos, os morangos ainda estão revestidos de surpresas, como é o caso dos pontinhos brancos que tendem a preencher a sua superfície exterior. É que, ao contrário do que muita gente pensa, estes pontos não são sementes.
Os acessórios sem caroço dos morangos são chamados aquênios e consistem no fruto da planta, tendo, no seu interior, uma pequena e única semente. De acordo com o IFL Science, o termo “aquênios refere-se, na realidade, ao simples fruto seco produzido por muitas espécies diferentes de plantas com flor, nomeadamente a quinoa ou a cannabis.
Então, se o morango não é o fruto da planta, e não é uma baga, então o que é?
Os morangos são frutos tecnicamente agregados, provenientes da família Rosaceae — à qual também pertencem, por exemplo, as framboesas e amoras silvestres.
O termo “baga” é vago no sentido de que qualquer fruto comestível e carnoso que contenha sementes pode ser referido como uma baga, mas na realidade existe uma classificação científica e mais específica.
Segundo a mesma fonte, para ser classificado como uma baga, o fruto deve conter mais de uma semente e ser constituído por uma casca exterior, um meio carnoso e um invólucro interior que armazena as sementes.
As bagas têm a sua origem num único ovário de uma flor individual e são constituídas por dois grupos distintos. Enquanto os citrinos pertencem ao grupo taxonómico hesperidium e são classificados como bagas modificadas, a família cucurbitaceae (incluindo cabaças, pepinos e melancia) inclui o grupo das bagas.
Como tal, a toranja, a lima e a abóbora são consideradas bagas, pelo menos tecnicamente.
Os morangos, ao contrário do verdadeiro grupo das bagas, são na realidade o tecido que segura a semente que transporta a fruta na sua superfície. Ao contrário de outros frutos, quando a flor de morango é polinizada, o fruto não incha.
Na realidade, é o tecido do recipiente que incha, enquanto o verdadeiro fruto se separa em pequenos aquênios secos — como os aquénios contêm apenas uma semente, também não podem ser classificados como uma baga.
Para deixar os pequenos frutos ainda mais melindrados, a maioria das plantas de morango nem sequer são cultivadas a partir das sementes. Os morangueiro produzem os chamados estolhos à medida que crescem, essencialmente pequenos clones de morango que vão criar raízes e começar a crescer quando chegam ao solo.