Sabe aqueles pontos brancos nos morangos? Não, não são sementes

Quer seja simples, com chantilly, chocolate ou em bolos, os morangos são, possivelmente, dos frutos mais consumidos em Portugal, apesar de o clima não ser propício à sua produção durante todo o ano.

No entanto, apesar de serem largamente conhecidos, os morangos ainda estão revestidos de surpresas, como é o caso dos pontinhos brancos que tendem a preencher a sua superfície exterior. É que, ao contrário do que muita gente pensa, estes pontos não são sementes.

Os acessórios sem caroço dos morangos são chamados aquênios e consistem no fruto da planta, tendo, no seu interior, uma pequena e única semente. De acordo com o IFL Science, o termo “aquênios refere-se, na realidade, ao simples fruto seco produzido por muitas espécies diferentes de plantas com flor, nomeadamente a quinoa ou a cannabis.

Então, se o morango não é o fruto da planta, e não é uma baga, então o que é?

Os morangos são frutos tecnicamente agregados, provenientes da família Rosaceae — à qual também pertencem, por exemplo, as framboesas e amoras silvestres.

O termo “baga” é vago no sentido de que qualquer fruto comestível e carnoso que contenha sementes pode ser referido como uma baga, mas na realidade existe uma classificação científica e mais específica.

Segundo a mesma fonte, para ser classificado como uma baga, o fruto deve conter mais de uma semente e ser constituído por uma casca exterior, um meio carnoso e um invólucro interior que armazena as sementes.

As bagas têm a sua origem num único ovário de uma flor individual e são constituídas por dois grupos distintos. Enquanto os citrinos pertencem ao grupo taxonómico hesperidium e são classificados como bagas modificadas, a família cucurbitaceae (incluindo cabaças, pepinos e melancia) inclui o grupo das bagas.

Como tal, a toranja, a lima e a abóbora são consideradas bagas, pelo menos tecnicamente.

Os morangos, ao contrário do verdadeiro grupo das bagas, são na realidade o tecido que segura a semente que transporta a fruta na sua superfície. Ao contrário de outros frutos, quando a flor de morango é polinizada, o fruto não incha.

Na realidade, é o tecido do recipiente que incha, enquanto o verdadeiro fruto se separa em pequenos aquênios secos — como os aquénios contêm apenas uma semente, também não podem ser classificados como uma baga.

Para deixar os pequenos frutos ainda mais melindrados, a maioria das plantas de morango nem sequer são cultivadas a partir das sementes. Os morangueiro produzem os chamados estolhos à medida que crescem, essencialmente pequenos clones de morango que vão criar raízes e começar a crescer quando chegam ao solo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.