Brent mais caro, impostos sobem e 2023 começa com aumentos nos preços dos combustíveis, mais visível na gasolina.
O novo ano começa com más notícias para quem costuma andar de carro movido a combustível: os preços sobem nesta segunda-feira.
Para trás ficaram as últimas actualizações de 2022, com descidas consideráveis no gasóleo e na gasolina – e com postos a venderam um litro de gasolina a 1,40 euros.
No segundo dia de 2023 a média é bem diferente: 1,62 euros por litro de gasóleo simples e 1,66 euros por litro de gasolina simples 95. Ou seja, a gasolina mais cara do que o gasóleo.
Estes novos números representam uma subida, nesta semana, de 6 cêntimos no litro de gasolina e 1,8 cêntimos no litro de gasóleo, contabiliza o portal Eco.
Olhando para o portal Preço dos Combustíveis Online, verifica-se que os postos mais baratos – quer na gasolina, quer no gasóleo – apresentam preços a rondar 1,50 euros por litro.
Estas alterações são consequências de dois aspectos: o preço do barril de Brent, que serve de referência para o mercado europeu, e a subida dos impostos.
Tal como aconteceu no início do mês passado, o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) foi actualizado e subiu: 1,3 cêntimos por litro de gasóleo e em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, em comparação com o mês anterior.
Mesmo assim, mantêm-se os descontos sobre o ISP: “A redução da carga fiscal passa a ser de 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e de 32,5 cêntimos por litro de gasolina”, indicou o Ministério das Finanças.
(artigo corrigido às 13h04, com dados actualizados)