/

Afinal, preço dos combustíveis subiu

ZAP

Mercado fez antecipar descida dos preços para esta segunda-feira mas os impostos trocaram as contas.

Quem esperou por esta segunda-feira para colocar gasóleo ou gasolina no carro, porque iria ser um pouco mais barato, já reparou que afinal ficou mais caro.

A habitual actualização semanal dos preços dos combustíveis é ditada pelo mercado global. E não só.

Na semana passada, a cotação do barril de petróleo Brent, crude do Mar do Norte (que serve de referência para a Europa), apontou para uma descida de preços nesta semana.

A gasolina ficaria mais barata 1,5 cêntimos por litro, enquanto o litro do gasóleo seria 3 cêntimos mais barato.

Mas a actualização de preços também depende, no início de cada mês, da revisão dos impostos a aplicar sobre os combustíveis que é feita pelo Governo português, recorda o portal Eco.

E, como na sexta-feira passada, foi anunciado para Dezembro um menor desconto no Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) – 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e 2,4 cêntimos por litro de gasolina – os combustíveis, afinal, ficaram mais caros.

Em média, nesta segunda-feira os postos de combustíveis apresentam gasóleo 1,8 cêntimos mais caro por litro e gasolina 1,4 cêntimos mais cara.

Uma subida ligeira, que se traduz no geral num preço final de 1,662 euros por litro, quer no caso do gasóleo, quer no caso da gasolina. Os dois terão ficado ao mesmo nível.

Em relação a Novembro, e devido ao ISP, o preço do gasóleo aumenta 4,8 cêntimos e o da gasolina sobe 2,9 cêntimos.

Os preços dos dois combustíveis desciam em Portugal há sete semanas consecutivas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.