Governo avança já com Montijo e Alcochete. Aeroporto Humberto Delgado vai fechar

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ANA / VINCI Aeroportos

Projeto para novo Aeroporto no Montijo

O Governo decidiu avançar já com o aeroporto complementar do Montijo, mas assume que Alcochete vai ter o futuro aeroporto de Lisboa.

Governo decidiu avançar com a estrutura aeroportuária no Montijo, mas garantiu que será também construído um novo aeroporto em Alcochete, segundo o Observador.

Depois de construída a estrutura em Alcochete, o aeroporto de Lisboa Humberto Delgado irá fechar de forma definitiva e o de Montijo será construído.

O Governo já articulou com a ANA, gestora dos aeroportos, para avançar com o aeroporto de Montijo, que irá assegurar a operação aeroportuária até que um novo aeroporto de raiz fique concluído. O novo aeroporto será construído em Alcochete, e deverá estar pronto em 2035.

Será necessária a negociação de contrato de concessão com a ANA para incluir a construção de um novo aeroporto. A construção de um aeroporto de raiz em Alcochete implica investimento em infraestruturas de acessos, nomeadamente a construção da terceira travessia sobre o Tejo.

A decisão, no entanto, ainda vai ser objeto de avaliação ambiental estratégica por parte do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

O concurso internacional para a avaliação que lançado pelo IMT, sendo que motivou contestação por alegado conflito de interesse caiu. Um dos elementos do consórcio é uma empresa espanhola, que está na gestão dos aeroportos de Madrid.

O Montijo já tem a declaração de impacto ambiental para que a obra possa avançar, mas ainda é necessária a alteração legislativa para anular o poder de veto das autarquias, razão pela qual a obra atrasou.

A solução do Montijo deverá demorar até quatro anos a estar operacional, tendo em conta que o Governo vai esperar pela avaliação do LNEC.

O aeroporto de Montijo só funcionará como complementar, enquanto o de Alcochete estiver a ser construído, de forma a que Lisboa não fique restringida com a capacidade do aeroporto Humberto Delgado.

O atual aeroporto vai, segundo apurou o Observador, receber investimentos no imediato, para dar fluidez à circulação de aviões e reduzir atrasos, e não para aumentar a capacidade de passageiros.

Montenegro “não foi informado de nada”

O presidente eleito do PSD, Luís Montenegro, “não foi informado de nada” sobre os planos do Governo para o novo aeroporto, confirmou uma fonte próxima do antigo líder parlamentar à Lusa.

Questionado pela Lusa se Luís Montenegro, que entrará em funções plenas no próximo domingo, no final do Congresso do PSD, tinha sido informado destes planos do Governo, fonte próxima respondeu que “não foi informado de nada“.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou no parlamento, na semana passada, que aguardava a decisão do presidente eleito do PSD, Luís Montenegro, sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa porque é preciso “consenso nacional suficiente” para que decisão tomada seja “final e irreversível”.

“Eu aguardo serenamente que a nova liderança do PSD diga qual é a sua posição: se é a posição de exigir a avaliação ambiental estratégica, se é a de retomar a decisão do Governo do doutor Pedro Passos Coelho, se é uma outra nova decisão de forma a que haja o consenso nacional suficiente”, respondeu António Costa à bancada comunista, no debate sobre política geral.

No início de junho, o primeiro-ministro já tinha garantido que ia ouvir o novo presidente do PSD em julho, para decidir a localização do novo aeroporto de Lisboa e a alta velocidade ferroviária, considerando essencial politicamente aproveitar a fase inicial dessa nova liderança.

Dias depois, Luís Montenegro disse registar a “confissão de incompetência” do primeiro-ministro ao manifestar a esperança de ser o PSD “a dar uma solução” à localização do novo aeroporto e à alta velocidade ferroviária.

Alice Carqueja, ZAP //

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3 Comments

  1. Aeroporto em Alcochete?! Impossível, não há espaço livre suficiente! se é para fazer um aeroporto no campo de tiro, isso é na freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente (distrito de Santarém) – Alcochete não tem nada a ver com o assunto!
    Quanto a pontes, para Samora Correia já existe a da N10 (Vila Franca) e a da A10 (Carregado), portanto vejam lá bem se precisam mesmo de uma nova ponte sobre o Tejo! De qualquer modo, não acredito que em 2035 já tenham construído um aeroporto novo em Samora Correia.

  2. Investimento desnecessário no Montijo e este não oferece segurança de fluidez de tráfego, porquanto a TAM – Terminal Aéreo está saturado, com a confluência do tráfego do os corredores aéreos A 5, A23,G7,W10, e mais dois . Ainda tem tráfego de baixa altitude de Cascais, Bases Aéreas -Alverca,Sintra,Montijo, Então porque não chegam a acordo com os “lobbys”, para utilizar temporariamente enquanto não construíam um novo Aeroporto. Já foram opções Ota ( depois do Estado suportar elevadas verbas, com estudos, abandonaram , alegadamente porque a zona tinha pântanos, nevoeiro e o Montejunto que dificultava aterragens /descolagens), depois Rio Frio, depois Alverca , Alcochete e para onde vai a carreira de tiro aéreo, será que, tem área suficiente. Montijo tem as aves, pântanos para alargar a pista RWY 01-topo Sul circuito de aterragem coincidente com a Portela em cima do rio Tejo , aonde navegam navios por debaixo da ladeira de aterragem a 2500 pés. Será que as entidades responsáveis na segurança aérea, vão ser negligentes.? Se ocorre um.desastre aéreo com aves nos reatores etc . Haja bom senso e parcimónia dos dinheiros públicos que escasseiam nos Cofres do Estado

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