Uma mulher britânica de 75 anos, que perdeu cerca de 12 mil euros em jóias roubadas de sua casa, deu ao assaltante 25 euros, depois de receber dele uma carta a desculpar-se pelo furto.
A casa de Loretta Smith, moradora em Bolton, no noroeste da Grã-Bretanha, foi invadida por Kevin Derbyshire e um cúmplice, Graham Llewellyn, ambos de 24 anos, em setembro.
Os dois assaltantes foram presos e condenados, cada um, a 32 meses de prisão pelo roubo.
“Só espero que ele nunca mais faça isto de novo”, disse Loretta. “Roubaram todas as minhas jóias e levaram praticamente tudo o que puderam. Foi horrível”.
Derbyshire escreveu então da prisão uma cara a Loretta Smith:
“Às vítimas do crime realmente horrível que cometi, só quero dizer que sinto muito pelas minhas acções estúpidas”.
“Coisas como estas não deviam acontecer, não sei o que estava a fazer.
Só quando fui ao Facebook e li todas as mensagens horríveis sobre mim é que me apercebi do que tinha feito.”
Loretha contou à BBC que, por cortesia, respondeu à carta, tendo dito a Derbyshire o quão “estúpido ele tinha sido” e que esperava que ele “aprendesse com os seus erros”.
Derbyshire respondeu então, com uma segunda carta, e prometeu enviar a Loretta flores e garrafas de vinho quando fosse libertado.
Loretha respondeu de novo, dizendo-lhe que não era necessário e, ao saber que Derbyshire tinha uma namorada e um filho, incluiu uma nota de 20 libras com a carta.
“Acho que as pessoas que sofrem são as pessoas que são deixadas em casa”, disse Loretha, acrescentando que ela fez o que “achou ser o correto”.
ZAP / BBC