Tropas russas podem estar a sabotar os próprios veículos para não combater

1

Algumas tropas russas na Ucrânia renderam-se em massa ou sabotaram os seus próprios veículos para evitar combates. A revelação foi feita, na terça-feira, por um alto funcionário do Pentágono.

Segundo o The New York Times, um alto funcionário do Pentágono afirmou, sob anonimato, que alguns soldados russos estão a render-se às tropas e civis ucranianos e a sabotar os próprios veículos para não combater.

O responsável alegou que as tropas estão desmoralizadas e com escassez de alimentos e combustíveis, informações que obteve a partir de declarações de soldados capturados e de intercetações de comunicações.

Aliás, de acordo com o funcionário, parte dessa escassez de combustível está a ser provocada pelos próprios militares russos, que abrem de forma deliberada buracos nos tanques de gasolina para não terem meio de usar os veículos de combate.

O jornal norte-americano salienta que os fatores avançados pelo alto funcionário do Pentágono podem ajudar a explicar o motivo pelo qual as forças russas estão a “arrastar” os avanços nos últimos dois dias, nomeadamente a coluna militar de 64 quilómetros.

O artigo do NYT foi publicado antes das investidas russas em cidades ucranianas, ocorridas esta quarta-feira.

Antes da invasão russa, os serviços secretos norte-americanos e britânicos levantaram algumas questões acerca da cadeia de abastecimento das tropas russas na Bielorrússia.

Durante os exercícios militares que decorreram no país, alguns soldados estariam a receber fornecimentos inadequados de alimentos e combustível. No entanto, funcionários norte-americanos disseram aos aliados que os russos tinham resolvido esses problemas até meados de fevereiro, razão pela qual os avisos dos EUA sobre a invasão se intensificaram em meados do mês passado.

Uma autoridade europeia, também sob anonimato, referiu que as forças russas ainda enfrentam alguns problemas na cadeia de abastecimento. As falhas logísticas podem explicar a lentidão do “comboio” de equipamentos militares que se dirigia para Kiev, uma falha tática importante para os militares ucraniano.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.