O vício do jogo foi declarado uma doença oficial há quatro anos. Agora pode haver uma cura bem sucedida.
Um novo estudo sugere que os jogos e o vício da Internet podem realmente ser tratados com sucesso a longo prazo com terapia cognitiva comportamental.
Segundo a IFLS, enquanto a navegação na Internet e jogos de computador podem ser divertidos para algumas pessoas, podem tornar-se um problema para outras.
Em 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou oficialmente uma nova entrada à Classificação Internacional de Doenças: o vício em jogos, caracterizado por hábitos de jogo suficientemente extremos para ter um impacto negativo nas atividades diárias.
Na altura, os investigadores pensavam que a terapia cognitiva comportamental poderia ser uma ferramenta útil para combater a condição
Esta é uma terapia relativamente simples e prática, amplamente considerada o padrão ideal no tratamento de outras condições obsessivas como a desordem obsessiva-compulsiva, ansiedade e distúrbios alimentares.
O novo estudo, publicado na JAMA Open Network, em fevereiro deste ano, oferece agora as primeiras provas em apoio a essa hipótese.
“Esta série de ensaios clínicos aleatórios é o primeiro a investigar os efeitos a longo prazo de um programa de prevenção manual”, explicam os autores do estudo.
“No decorrer do estudo, observámos uma redução efetiva dos sintomas de desordem do jogo ou de desordem não especificada do uso da Internet durante 12 meses, o que é um passo clínico, cientifica e politicamente, importante para lidar com esta desordem recentemente reconhecida”, acrescentam os investigadores.
O estudo seguiu mais de 400 estudantes, com idades entre os 12 e os 18 anos, que foram considerados “em risco”, o que significa que mostravam “sintomas elevados de desordem do jogo e de desordem não especificada do uso da Internet. ”
Estes estudantes foram divididos em dois grupos: um de controlo, que não foi submetido a qualquer tratamento, e um grupo de intervenção que se submeteu ao PROTECT, um programa de terapia comportamental cognitiva.
Este programa visa mudar a forma como os pacientes lidam com o tédio e a ansiedade, que se pensa serem os presságios de um vício da Internet ou do jogo.
Os estudantes do grupo de intervenção reuniram-se em pequenos grupos com psicólogos, que os conduziram a mais de quatro sessões de terapia de 90 minutos durante o período escolar.
Foram recolhidas entrevistas de acompanhamento durante o ano seguinte, primeiro após um mês, depois quatro meses, e finalmente doze meses.
Ambos os grupos mostraram uma redução significativa de sintomas durante 12 meses”, mas o efeito foi “significativamente maior” no grupo de intervenção — um resultado que indica que a intervenção teve um efeito “acima e além da remissão espontânea”, de acordo com o estudo.
Simplificando, a terapia tinha reduzido com sucesso a gravidade da desordem.
Segundo Evelyn Stewart, professora de Psiquiatria na Universidade de British Columbia e diretora fundadora da Clínica de Pediatria Obsessiva-Compulsiva, estes resultados são “especialmente oportunos“.
Numa nota que acompanhou o estudo, Stewart, que não esteve envolvida no estudo, apontou os “inúmeros efeitos adversos da COVID-19 entre adolescentes” que podem ter contribuído para um aumento no tempo de ecrã para os jovens.
Os adolescentes dos nossos dias tiveram de lidar com várias mudanças: “mudança para o ensino online em vez de presencial, cancelamento de atividades desportivas e outras atividades extra curriculares, aumento do stresse familiar, exigências dos pais, isolamento social, e muito tempo não estruturado ou supervisionado”, diz Stewart,
“Muitos jovens reagiram procurando consolo nos jogos e comunidades online.”, acrescenta a investigadora.
Não sendo necessariamente uma coisa má, Stewart explica que o uso da Internet e dos jogos entre os jovens “têm características viciantes que podem aumentar o risco a longo prazo”.
A natureza dos jogos e da desordem no uso da Internet significa que as pessoas com estas condições muitas vezes não são muito boas a envolver-se em terapias de auto-ajuda, e a maioria dos estudantes que poderiam ter participado não o fizeram.
Apesar disso, os investigadores pensam ter dado um primeiro passo importante no tratamento de um problema que nunca foi tão relevante como atualmente.
“O uso excessivo de jogos de vídeo e aplicações de Internet tem vindo a crescer, particularmente durante a pandemia, o que sublinha a necessidade de prevenção e intervenção precoce“, sustentam os autores do estudo.
“Os conhecimentos adquiridos com este ensaio poderiam ser utilizados em estudos de acompanhamento com amostras maiores e participantes de alto risco para confirmar a redução das taxas de incidência“, acrescentam.
Mas os jogos e o uso excessivo da Internet são apenas exemplos, porque tudo o que afete demasiadamente o nosso quotidiano pode ter efeitos negativos. Assim, devemos procurar ajuda, e viver em equilíbrio.