Otava está em protestos contra as medidas sanitárias há já vários dias. Este domingo, o presidente da Câmara Municipal acabou por declarar estado de emergência na capital do Canadá.
O centro da cidade está bloqueado há mais de uma semana pelos protestos contra as restrições impostas para conter a pandemia de covid-19.
Jim Watson, presidente da Câmara de Otava, admitiu que a situação está “fora de controlo” e acabou mesmo por declarar estado de emergência este domingo.
“(Isto) reflete o perigo sério e a ameaça à segurança e proteção dos moradores representados pelas manifestações que estão em andamento e evidencia a necessidade de apoio de outras jurisdições e níveis de Governo”, disse em comunicado citado pelo Público.
“A situação, neste momento, está completamente fora de controlo, porque os manifestantes estão a mandar”, disse ainda em declarações a uma rádio local, realçando que aqueles”ultrapassam em muito a polícia”.
As manifestações começaram em Otava no passado fim de semana e espalharam-se a outras grandes cidades canadianas durante este fim de semana.
“Estamos a perder a batalha, temos de recuperar a nossa cidade”, frisou o autarca, que descreveu como “inaceitável” o comportamento dos manifestantes, que estão a bloquear e as destruir as ruas com os camiões.
Os manifestantes dizem que vão continuar a sua ocupação até que as medidas sanitárias restritivas sejam levantadas.
De acordo com o diário, o movimento Freedom Convoy (“Comboio da Liberdade”) visava protestar contra a decisão das autoridades de exigirem, desde meados de janeiro, que os camionistas fossem vacinados para atravessar a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. No entanto, rapidamente se transformou num movimento contra as medidas sanitárias para evitar a propagação da covid-19.
No sábado, numa reunião de emergência com funcionários municipais, o chefe da polícia de Otava voltou a queixar-se de não ter recursos suficientes para acabar com o “estado de sítio” e apelou a “recursos adicionais”.
A polícia de Otava deverá ser reforçada com cerca de 250 membros da Real Polícia Montada Canadiana (RCMP), uma força policial federal.
Ottawa nãp está fora de controlo.
Os manifestantes são pacíficos… um pouco ruidosos, é certo, mas não são violentos.
Acabem com os certificados e todas as restrições. – É apenas o que eles pedem.
Influências do vizinho do sul…