Christian Lindner, presidente do partido liberal alemão, considera que a IL pode transformar Portugal num país “mais forte”.
O ministro das Finanças da Alemanha apareceu na campanha eleitoral em Portugal. Não presencialmente, mas através de um vídeo público, no qual declara o seu apoio à Iniciativa Liberal para as eleições legislativas do próximo domingo.
Christian Lindner é presidente do Freie Demokratische Partei (FDP), o partido liberal alemão, e desde o mês passado é também ministro das Finanças, inserido no Governo liderado por Olaf Scholz – que é líder dos sociais-democratas.
Lindner começa por lembrar que estamos a viver “tempos difíceis”, dizendo que temos de ultrapassar a situação da pandemia e de organizar a recuperação da economia.
No entanto, é nesta altura que “os portugueses têm a oportunidade de votar na Iniciativa Liberal desta vez, é uma oportunidade para tornar Portugal mais forte e de apoiar políticas liberais em Portugal e na Europa”.
O ministro fecha a curta mensagem a desejar o melhor para a Iniciativa Liberal e espera trabalhar de uma forma mais próxima com o partido português.
Este vídeo surgiu nesta quinta-feira, o dia em que a Iniciativa Liberal apareceu como possível terceiro partido mais votado no dia 30, numa sondagem.
João Cotrim de Figueiredo lembrou à RTP que nunca apontou o terceiro lugar como objectivo mas tem sentido, durante a campanha, que há uma “onda liberal grande” em Portugal.
E por isso, agora, o pedido aos portugueses é outro: “Se há a possibilidade de a Iniciativa Liberal ficar no terceiro lugar, que a concretizem”.
Normal… o Costa recebeu o apoio do PM (chanceler) da Alemanha!