Melhor 11 da liga francesa não inclui Messi (nem Neymar)

PSG

Neymar celebra com Messi e Mbappé (PSG)

Há quatro jogadores do PSG entre os melhores desta temporada mas os dois avançados não fazem companhia a Mbappé.

O Observatório do Futebol actualizou as listas dos melhores jogadores para cada posição, nos cinco principais campeonatos de futebol na Europa. Enquanto os portugueses mandam na Premier League, há algo que se destaca na Ligue 1: Lionel Messi e Neymar não estão.

As escolhas são feitas de acordo com os dados da Opta, jornada após jornada, e só se centram em futebolistas que já jogaram pelo menos 900 minutos no principal campeonato francês. E, logo aí, Messi foi excluído.

Até agora o argentino jogou durante 775 minutos, distribuídos por 10 jogos. Ao todo o Paris Saint-Germain jogou 18 vezes, acumulando 1.620 minutos. Ou seja, Messi participou em menos de metade do tempo total da sua equipa em campo.

Mesmo que tivesse mais de 900 minutos em campo, os números do capitão da selecção argentina não assustam, como noutras épocas: quatro assistências e somente um golo, quando já estamos a fechar Dezembro.

O Bola de Ouro não entra nos melhores e Neymar também não. Tal como o seu colega de equipa, Neymar não chega aos 900 minutos em campo – fica perto, com 831. Igualmente em 10 jogos, conseguiu para já três golos e três assistências.

O outro elemento do trio mais mediático do futebol francês é Kylian Mbappé. O francês está no melhor 11, sem surpresa: nove golos e oito assistências, em apenas quatro meses. É o futebolista com mais assistências na Ligue 1.

O PSG não conta, nem com Messi, nem com Neymar, na melhor equipa do campeonato; mas não precisou das duas “estrelas” para ser a formação com mais jogadores nos eleitos. São quatro: os defesas Achraf Hakimi e Presnel Kimpembe, o médio Idrissa Gueye (que até esteve perto de sair no Verão passado) e Mbappé.

O Marselha também aparece “em força” neste 11 ideal, com o defesa William Saliba, o médio Boubacar Kamara e o avançado Dimitri Payet.

O guarda-redes é Jonas Omlin, do Montpellier, outro defesa é Nayef Aguerd (Rennes), o outro médio é Seko Fofana (Lens) e o avançado que falta é Romain Faivre (Brest).

Seis clubes representados no 11 ideal em França: PSG, Marselha, Montpellier, Rennes, Lens e Brest. É um recorde de diversidade, entre as principais ligas europeias.

O clube com maior domínio local – também aqui – é o Bayern Munique, com sete jogadores entre os 11 melhores. Real Madrid tem seis representantes, Manchester City e Liverpool (cinco cada) comandam as escolhas na Premier League.

Nuno Teixeira, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.