Calado, presidente da Câmara do Funchal, lidera lista de Montenegro ao Conselho Nacional

Mário Cruz / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, é o número um da lista ao Conselho Nacional do PSD que junta os apoiantes de Luís Montenegro.

O autarca do Funchal vai encabeçar uma lista ao Conselho Nacional do PSD que tem como primeiros subscritores o antigo candidato à liderança Luís Montenegro e o líder da distrital de Braga Paulo Cunha.

“Luís Montenegro fez um contacto sobre esta matéria e convidou-me para encabeçar esta lista ao Conselho Nacional, o que me deixa naturalmente satisfeito. É uma lista com pessoas competentes, que têm muita experiência política e com proximidade à população”, contou Pedro Calado à TSF.

A lista que agrega os “montenegristas” ia ser liderada por Paulo Cunha, mas o antigo presidente da Câmara de Famalicão não vai poder estar no congresso por motivos pessoais.

Fontes sociais-democratas avançaram à Lusa que a lista “integra militantes de todos os distritos do país”, entre os quais o presidente da Câmara da Trofa Sérgio Humberto, o ex-presidente da distrital de Leiria Rui Rocha, o presidente da distrital de Viseu Pedro Alves, ou o vice-presidente da distrital de Lisboa Rodrigo Gonçalves.

O presidente da concelhia de Braga João Granja, os antigos deputados e governantes açorianos Carlos Costa Neves e Berta Cabral, o presidente da Câmara Municipal de Bragança Hernâni Dias, o antigo deputado eleito por Aveiro Paulo Cavaleiro, e vários dirigentes e presidentes de distritais da JSD também fazem parte da lista.

É uma lista forte. Forte em competências. Forte em diversidade geográfica e pluralidade de opiniões. Forte na ambição de contribuir para um partido vencedor e mobilizador. Esta lista não é de ninguém nem contra ninguém. É uma lista a favor do PSD e representativa das bases do PSD, da juventude do PSD e dos autarcas do PSD”, disse à Lusa a mesma fonte da candidatura.

Em declarações à TSF, Calado admitiu uma eventual fusão com outra lista do Conselho Nacional do PSD, liderada por Miguel Pinto Luz. “É uma possibilidade que existe, mas vamos deixar tudo em aberto. O importante, neste momento, é mostrar a força, união, e muita determinação dentro do partido.”

Já em relação ao atual líder do PSD – que anunciou Pedro Roseta como número um da lista ao Conselho Nacional – o autarca madeirense rejeitou que o objetivo seja fazer oposição a Rui Rio, sublinhando que “as eleições internas estão concluídas“.

As listas ao Conselho Nacional do PSD são votadas no próximo domingo, no último dia do 39.º Congresso do partido.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.