Boris Jonhson está de luto com a morte da mãe. Charlotte Johnson Wahl morreu esta segunda-feira, 13 de setembro, num hospital em Londres.
A mãe do primeiro-ministro britânico Boris Johnson morreu esta segunda-feira num hospital de Londres, de forma “repentina e tranquila”, anunciou a família num comunicado citado pelo The Guardian.
Charlotte Johnson Wahl tinha 79 anos e sofria de Parkinson, doença que lhe foi diagnosticada aos 40.
O primeiro-ministro, que vem referido nessa declaração pelo nome próprio, Alexander, referira-se anteriormente à mãe como a “autoridade suprema” da família, segundo o mesmo jornal.
Em 2019 adiantou que a mãe lhe ensinou “a igual importância, a igual dignidade, o igual valor de cada ser humano no planeta”.
Vários membros do Governo e políticos britânicos já prestaram as suas condolências ao primeiro-ministro.
O líder trabalhista, Keir Starmer, escreveu no Twitter uma mensagem de apoio: “Lamento muito saber da perda do primeiro-ministro. As minhas condolências a ele e à sua família”.
Boris Johnson era o filho mais velho dos quatro que resultaram do casamento de Charlotte e Stanley Johnson. O casal conheceu-se em 1962 e casou-se um ano depois.
A estudar Inglês na Universidade de Oxford, Charlotte deixou os estudos para acompanhar o marido nos Estados Unidos, onde Boris Johnson nasceu, em 1964. Acabou por completar os estudos, mas tornou-se pintora.
Charlotte e Stnaley Johnson divorciaram-se em 1979. Durante a união, sofreu um esgotamento nervoso e ficou internada durante nove meses, tempo que aproveitou para pintar.
Charlotte voltou a casar-se em 1988 com um professor de História americano e viveu em Nova Iorque até à morte do marido, em 1996.