Ryanair contestará reestruturação da TAP em Bruxelas

A Ryanair avançou que enviará à Direção-Geral da Concorrência, em Bruxelas, uma resposta ao plano de reestruturação da TAP, após a abertura de uma investigação às ajudas de Estado à companhia aérea.

“A Ryanair vai contestar o plano de reestruturação da TAP” e enviará “comentários para a Comissão Europeia, que já expressou dúvidas sobre o plano”, indicou ao ECO, frisando que recorrerá “de qualquer decisão da União Europeia [UE] que aprove o plano, uma vez que ele é discriminatório e recompensa a TAP por anos de prejuízos e má gestão financeira”.

Até sexta-feira, a EasyJet não tinha submetido um comentário oficial, embora tenha referido que “continua a acompanhar os desenvolvimentos sobre o tema com interesse para garantir que o mercado e a concorrência em Portugal não sejam distorcidos”.

Os interessados tinham um mês para se pronunciarem sobre o plano de reestruturação da TAP, prazo que termina esta segunda-feira.

A Ryanair contestou no Tribunal Geral da União Europeia a primeira transferência de 1,2 mil milhões de euros à TAP, realizada em 2020. Esta foi anulada, com a Comissão Europeia a abrir uma investigação e a exortar o Governo a adequar o plano às regras sobre ajudas de Estado. Interpôs um novo recurso contra os 462 milhões de euros injetados em 2021.

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.