/

Autoagendamento exclusivo para menores dos 12 aos 17 anos entre quinta e sábado

Manuel de Almeida / Lusa

O autoagendamento dos utentes com 18 ou mais anos fica suspenso entre os dias 19 e 21 de agosto, sendo retomado a partir de dia 22.

O autoagendamento da vacinação contra a covid-19 para menores entre os 12 e os 17 anos vai reabrir entre esta quinta-feira e sábado, decorrendo em exclusivo durante este período, adiantou esta segunda-feira a task force.

Numa notícia avançada primeiro pela RTP e já confirmada pela Lusa, fonte da equipa coordenada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo indicou ainda que a vacinação destes utentes será realizada no fim de semana de 28 e 29 de agosto.

O autoagendamento – que é feito através do portal www.covid19.min-saude.pt – dos utentes com 18 ou mais anos fica, assim, suspenso entre os dias 19 e 21, sendo retomado a partir de dia 22.

De acordo com o calendário já divulgado pela task force, as segundas doses serão administradas nos fins de semana de 11 e 12, e 18 e 19 de setembro, para que esta faixa etária possa concluir o processo de vacinação antes do início do ano letivo.

Na semana passada, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a informação sobre a vacinação dos jovens, alargando a recomendação a todos os adolescentes entre os 12 e os 15 anos de idade, sem necessidade de indicação médica.

A recomendação “tem carácter universal, pelo que as vacinas estarão disponíveis para os adolescentes, acompanhados pelos progenitores ou tutores legais, sem necessidade de indicação médica“, disse Graça Freitas.

No final do mês de julho, a DGS determinou que só deveriam ser vacinados os jovens entre os 12 e os 15 anos que tivessem comorbilidades ou por indicação médica.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.