/

Tesouro nazi encontrado após cheias na Alemanha. Inclui um retrato de Hitler

1

(dr)

Um professor alemão encontrou um tesouro de artefactos nazis, incluindo um retrato de Hitler, máscaras de gás e uma arma de fogo que estavam escondidos numa parede. A descoberta ocorreu depois das inundações, que assolaram o país no mês passado, terem devastado a habitação.

Sebastian Yurtseven, um professor de história alemão, estava a fazer limpezas numa casa de família, localizada na cidade Hagen, quando encontrou um verdadeiro tesouro nazi. Os vários elementos foram descobertos após um pedaço de gesso se ter soltado durante as chuvas torrenciais do mês de julho.

O primeiro sinal do esconderijo nazi foi um jornal de 1945, que Yurtseven encontrou num buraco atrás da placa. “Fiquei arrepiado”, referiu aos media locais, acrescentando que ao início não esperava fazer “uma descoberta tão grande”.

À medida que a placa de gesso foi sendo removida mais objetos foram revelados, incluindo livros, um retrato de Hitler e registos de mulheres grávidas.

De acordo com alguns órgãos de comunicação locias, citados pelo News Break, o atual prédio deu anteriormente lugar à antiga sede local da organização Nacional Socialista do Bem-Estar do Povo (NSV), que distribuía comida e máscaras de gás, e realizava a evacuação de crianças para áreas rurais. A casa foi comprada pela família de Yurtseven muito depois do fim da Segunda Guerra Mundial, na década de 60.

Os historiadores acreditam que os objetos possam ter sido despejados à pressa numa lacuna entre os dois prédios antes das tropas americanas assumirem o controlo da cidade em abril de 1945.

Após a surpreendente descoberta, funcionários do arquivo da cidade de Hagen levaram os artefactos para análise.

O chefe do arquivo, Ralf Blank, referiu que esta era uma descoberta rara, uma vez que havia pouco material sobre o NSV – conhecido por ser um braço do partido nazi e que contava cerca de 17 milhões de membros.

O objetivo da organização passava por espalhar a ideologia nazi através do trabalho solidário, que incluía o fornecimento de refeições gratuitas, exames médicos e vacinação de crianças.

Blank sublinha que esta é “uma descoberta extremamente importante. Destaca as ações e atividades das agências nazis a nível local”.

Agora, dado a importância da descoberta, os objetos deverão ser preservados pelas autoridades competentes. Alguns dos documentos, que datam de 1928, também serão expostos no museu da cidade de Hagen.

As cheias na Alemanha causaram inúmeros estragos em várias zonas do país, mas também trouxeram novas evidências sobre um dos momentos mais importantes da história.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

 

 

1 Comment

  1. “ O objetivo da organização passava por espalhar a ideologia nazi através do trabalho solidário, que incluía o fornecimento de refeições gratuitas, exames médicos e vacinação de crianças.”

    Hmmmm

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.