Rui Rio não esconde a ambição de tirar o lugar a António Costa. Em entrevista ao Expresso, o líder social-democrata assumiu estar convicto de que o PS “se parte todo” se o atual secretário-geral do PS trocar o cargo de primeiro-ministro pelo de presidente do Conselho Europeu.
Se estiver a ponderar a sua saída para algum cargo europeu, António Costa terá de pesar na balança os prós e contras da decisão. Há alguns constrangimentos, mesmo dentro do seu próprio partido: “O que é que acontece ao PS? Parte-se todo se ele sair“, acredita o líder do maior partido da oposição.
Rui Rio concedeu uma entrevista ao semanário Expresso na qual afirma que continua a “achar que existe uma possibilidade assinalável” de a legislatura não chegar ao fim. “Depende da negociação deste Orçamento do Estado. Se passar, depois teremos um outro a um ano de eleições.”
“Continuo a achar que existe uma probabilidade assinalável de não chegarmos lá. Depende do resultado autárquico, isso também conta. Os governos saem sempre reforçados, fragilizados ou na mesma”, acrescentou.
Na mesma entrevista, o social-democrata distanciou-se das críticas do Presidente da República, que pediu líderes mais “fortes” no Fórum para a Competitividade. “Não nota diferenças entre mim e o primeiro-ministro António Costa? Pelo amor de Deus!”
Para o líder social-democrata, as diferenças “vão-se marcando paulatinamente no tempo, quando há eleições e a seis meses de eleições”, altura em que considera ter “obrigação de evidenciar mais essas diferenças”.
“Ser oposição, para mim, é colaborar na construção do país numa ótica diferente e com alguma flexibilidade”, respondeu, rejeitando que “uma boa oposição é estar os quatro anos a dizer mal de tudo”.
“Eu sou diferente de quem está no Governo e não abdico dessas diferenças, mas no dia a dia vou ter disponibilidade para ajudar o país. À medida que nos aproximamos de um ato eleitoral, tenho de endurecer e marcar as diferenças para as pessoas perceberem porque é melhor votarem em mim”, apontou.
Em declarações ao semanário, Rui Rio criticou a data das eleições autárquicas (marcadas para dia 26 de setembro), por não “concordar com o facto de não terem adiado as eleições”.
“O PS sabia perfeitamente que se adiássemos as eleições um mês ou dois poderíamos fazer campanha à vontade. Mas como o PS tem 161 presidentes de câmara e nós 98 dá jeito não ter uma campanha eleitoral decente”, atirou.
Sem esconder a ambição de tirar o lugar a António Costa, o líder da oposição criticou a posição do Governo face à crise provocada pela pandemia e sublinhou que faria diferente. A “restauração foi um dos setores mais massacrados”, pelo que “se estivesse no Governo agora reduzia o IVA para 6% durante os próximos dois anos”.
Sobre o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, defendeu que uma comissão de inquérito à atuação do governante seria correr o risco de “vulgarizar as comissões de inquérito”.
Olha-me este a acordar o lobo que está a dormir… Isso é óbvio. Quando a fanfarronice acabar, quando já não houver mais truques na manga… o que havemos de esperar? Uma saída “com o rabinho entre as pernas”…! Adeuzinho kamarada.
O PS já está todo partido. Faz lembrar o PSOE.
O seu partido aumentou o iva da restauração de 6 por cento para 23 por cento,este governo baixou para 13 por cento e rui rio veio logo a correr dizer que era campanha eleitoral,ó srº rui rio veja lá se sabe o que quer agora já quer os 6 por cento,uma no Cravo outra na Ferradura.para não chamar outro nome pior, devia estar todo contente em o PS.ficar todo partido,assim ainda podia podia ter uma chance chegar ao poder.
Perfeitamente de acordo.
Quem acredita no actual p.S. Lederado por um delfim do zé sócrates?????
Como partido da grande classe trabalhadora viu-se nas ultimas eleiçoes o seu estado de graça cada vez se vai afundando mais….
O p.S. Quer gente nova, responsável e sem vícios, e se os tiverem….Que mudm rápidamente….. Mudem a constituição, de forma a castigar bem……. Quem prevarica na classe politica…..Mas a doer……
Siga, Costa para a rua!
Fãs imitadores também!
.
O pior para o país é o Costa não ter uma oposição minimamente competente….
Só é pena é não haver um líder na oposição capaz de fazer frente ao 1º ministro! Tudo caladinho, só de vez em quando é que sai um comentário como este, talvez efeito dalgum copito a mais, quanto a apresentação de alternativas nada, portanto vão esperando pelo desgaste total para então se atirarem à presa, estamos mal servidos de políticos!
Rui Rio está desesperado e deseja ardentemente que Costa se vá embora para ver se ele assim consegue chegar-se à frente… O pior para ele é que o PS tem alternativas a Costa…