/

E se a Terra parasse subitamente de girar?

8

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, mas o que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Alguns cientistas estimam que este cenário pode acontecer dentro de 18,5 mil milhões de anos e o portal Live Science compara-o ao cenário de uma pessoa a conduzir um automóvel a 160 km/h, sem cinto de segurança, no momento em que bate noutro veículo. Nesse caso, o condutor é disparado, enquanto o carro permanece no mesmo sítio.

De acordo com uma “experiência imaginária”, conduzida por James Zimbelman, geólogo do Museu Nacional Aeroespacial do Smithsonian nos Estados Unidos, a súbita cessação de rotação afetaria a nossa atmosfera, criando ventos incrivelmente fortes seguidos de tsunamis massivos.

A paragem repentina achataria a protuberância no Equador, fazendo com que os oceanos e mares migrassem para os polos, uma região onde a gravidade é mais forte.

Como consequência, o nosso planeta teria dois superoceanos – um no norte e outro no sul – e um continente gigante no meio. Os terráqueos teriam Sol seis meses durante o ano, sendo que os outros seis seriam passados na escuridão.

“Não há nenhuma força natural que impeça a Terra de girar. Um dos fundamentos da Física é a conservação do momento angular. Quando algo está a girar, é preciso aplicar a mesma força [na direção oposta] para o impedir” de realizar esse movimento, explicou o especialista.

ZAP //

8 Comments

      • Não existe qualquer contradição, existe sim é falta de conhecimento de quem interpreta à sua maneira. A bíblia interpreta-se a ela mesmo basta saber discernir que a o original não foi escrito em Português, logo a tradução por vezes não a melhor o que pode induzir ao erro. Originalmente foi escrita em hebraico, aramaico e grego.

  1. Se levar em consideração as rotação por minuto, a força centrífuga, a Terra rotaciona tão lento, que o provável é que nada saia voando ou ventos forte e nada disso aconteça. Faça uma experiência, pegue um globo ou uma bola, faça uma linha proporcional ao tá manho exemplo 1:100.000
    De 2000km e marque o tempo, então em 1h, irá perceber quão lento é essa rotação.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.