E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, mas o que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Alguns cientistas estimam que este cenário pode acontecer dentro de 18,5 mil milhões de anos e o portal Live Science compara-o ao cenário de uma pessoa a conduzir um automóvel a 160 km/h, sem cinto de segurança, no momento em que bate noutro veículo. Nesse caso, o condutor é disparado, enquanto o carro permanece no mesmo sítio.

De acordo com uma “experiência imaginária”, conduzida por James Zimbelman, geólogo do Museu Nacional Aeroespacial do Smithsonian nos Estados Unidos, a súbita cessação de rotação afetaria a nossa atmosfera, criando ventos incrivelmente fortes seguidos de tsunamis massivos.

A paragem repentina achataria a protuberância no Equador, fazendo com que os oceanos e mares migrassem para os polos, uma região onde a gravidade é mais forte.

Como consequência, o nosso planeta teria dois superoceanos – um no norte e outro no sul – e um continente gigante no meio. Os terráqueos teriam Sol seis meses durante o ano, sendo que os outros seis seriam passados na escuridão.

“Não há nenhuma força natural que impeça a Terra de girar. Um dos fundamentos da Física é a conservação do momento angular. Quando algo está a girar, é preciso aplicar a mesma força [na direção oposta] para o impedir” de realizar esse movimento, explicou o especialista.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

            • Não existe qualquer contradição, existe sim é falta de conhecimento de quem interpreta à sua maneira. A bíblia interpreta-se a ela mesmo basta saber discernir que a o original não foi escrito em Português, logo a tradução por vezes não a melhor o que pode induzir ao erro. Originalmente foi escrita em hebraico, aramaico e grego.

  1. Se levar em consideração as rotação por minuto, a força centrífuga, a Terra rotaciona tão lento, que o provável é que nada saia voando ou ventos forte e nada disso aconteça. Faça uma experiência, pegue um globo ou uma bola, faça uma linha proporcional ao tá manho exemplo 1:100.000
    De 2000km e marque o tempo, então em 1h, irá perceber quão lento é essa rotação.

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …