Uma caixa do licor chinês “Kweichow Moutai” foi vendida por cerca de um milhão de euros num leilão em Londres. O anúncio foi feito pela Sotheby’s que garante que a oferta vencedora foi o preço mais alto já pago num leilão por um único lote da bebida fora do seu país da origem.
É a bebida favorita de Mao Zedong, fundador da China comunista, e ficou conhecida como a “bebida da diplomacia” depois de ser usada para receber o ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, na sua viagem histórica à China em 1972.
Agora, a bebida foi vendida por mais de um milhão de euros no Reino Unido. Este é o preço mais alto já pago num leilão por um único lote do licor fora da China, de acordo com a Sotheby’s.
A casa de leilões britânica revelou que a oferta vencedora surgiu de um colecionador asiático, mas não revelou a identidade do comprador.
O lote incluía 24 garrafas de Kweichow Moutai 1974 vendidas sob a marca “Sun Flower” – que substituiu temporariamente o logótipo da empresa, “Flying Fairy” para vendas de exportação durante a revolução cultural da China.
Ainda assim, e apesar da exclusividade do produto, a casa de leilões não estava à espera de uma oferta tão alta. As estimativas de pré-venda localizavam-se entre as 200 mil e 450 mil libras (ou seja, entre 233 mil e 525 mil euros).
“Vimos alguns algumas vendas espetaculares em Hong Kong, mas este preço leva o licor a novas alturas”, refere Paul Wong, especialista da Sotheby’s, num comunicado enviado
à CNN.
A Kweichow Moutai é a empresa mais valiosa da China depois das gigantes tecnológicas, chegando a valer mais do que os quatro maiores bancos do país.
Mesmo num ano menos positivo para a economia, devido à pandemia de covid-19, as ações da empresa subiram cerca de 70% na Bolsa de Valores de Xangai no ano passado. Este ano, já subiram cerca de 4%.