/

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

Wolfgang Rattay / EPA

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco seleções.

Depois de derrotas nos dois primeiros jogos, os dinamarqueses venceram com tentos de Mikkel Damsgaard, aos 38 minutos, Yussuf Poulsen, aos 59, Andreas Christensen, aos 79, e Joakim Maehle, aos 82, contra um penálti de Artem Dzyuba, aos 70.

No outro encontro, a Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos, com um 2-0 à Finlândia, graças a um autogolo de Lukas Hradecky, aos 74 minutos, e um tento de Romelu Lukaku, aos 81, relegando os nórdicos para o terceiro lugar.

A Bélgica venceu o grupo com nove pontos, contra três de Dinamarca (segunda), Finlândia (terceira) e Rússia (quarta), com o desempate a ser feito pelo confronto direto – a Finlândia ganhou à Dinamarca por 1-0 e perdeu com a Rússia por 1-0.

Nas contas dos melhores terceiros, a Suíça (4 pontos, no Grupo A), garantiu um lugar nos ‘oitavos’, pois a Finlândia (terceira do Grupo B) e a Ucrânia (terceira do Grupo C) somaram apenas três pontos.

Por seu lado, a República Checa e a Inglaterra (Grupo D), a Suécia (Grupo E) e a França, que lidera o grupo de Portugal, o Grupo F, também garantiram o apuramento, pois já somam quatro pontos e não podem baixar do terceiro lugar.

Golaços e uma segunda parte electrizante

Uma exibição épica, conjugada com uma pequena ajuda belga, colocou a “Dinamáquina” na rota dos oitavos-de-final.

Inspirados pelo génio do craque Christian Eriksen – que não esteve em campo pelas razões sobejamente conhecidas, mas que certamente inspirou toda a equipa – os “vikings” cilindraram a Rússia por 4-1 e atingiram o segundo posto deste Grupo B.

No próximo sábado, os nórdicos vão defrontar o País de Gales em Amesterdão.

Já os russos, destroçados e que foram traídos por erros primários, abandonam a competição de forma precoce. Damsgaard (38’), Yussuf Poulsen (59’), Dzyuba (70’ grande penalidade), Christensen (79’) e Maehle (81’) assinaram os cinco golos na noite desta segunda-feira.

À passagem do minuto 38, o génio de Damsgaard – com 20 anos e 11 meses, o jogador da Sampdoria tornou-se o mais jovem a marcar nesta edição da prova – desbloqueou um encontro que estava a ser repartido, com escassas ocasiões de golo para ambas as selecções.

Os dinamarqueses apostavam num futebol mais rendilhado (71% da posse), ao passo que os russos tentavam acelerar sempre que tinham espaços nas costas dos defensores contrários – realce para o tiro de Golovin aos 18 minutos, o único enquadrado em quatro tentados.

Uma segunda parte emocionante. Houve um pouco de tudo na etapa final, golos, erros, uma grande penalidade e momentos de êxtase no Parken Stadium em Copenhaga.

A Dinamarca chegou ao 2-0, os russos diminuíram a desvantagem, mas num curto espaço de dois minutos (79’ e 81’), os comandados de Kasper Hjulmand sentenciaram o duelo e garantiram a passagem.

Melhor em Campo

Foi um míssil? Um foguete? Só sabemos que o golo merece ser visto e revisto e entrará, certamente, na galeria de melhores tentos da competição. Quando aos 79 minutos bateu Safonov, Christensen praticamente fechou as contas do encontro, premiando uma exibição de alto nível.

Além do golaço, o camisola quatro rematou mais duas vezes, teve 80 acções com a bola, vencendo seis dos oito duelos aéreos defensivos em que participou, recuperou a posse em oito ocasiões, realizou dois desarmes, dois alívios e sofreu três faltas.

Por tudo isto, foi o MVP desta final antecipada com um GoalPoint Rating de 7.5.

Destaques da Rússia

Safonov 7.0 – Sem culpas nos quatro golos sofridos, conseguiu ter o melhor rating entre os russos. Ao todo defendeu seis remates, cinco em lances que decorreram já no interior da área da sua selecção.

Kuzyaev 6.8 – Actuou apenas 65 minutos e, nesse período, acertou os quatro dribles que tentou, venceu três dos quatro duelos aéreos em que interveio, tendo ainda realizado três desarmes e seis alívios.

Destaques da Dinamarca

Pierre-Emile Højbjerg 7.3 – O médio encheu o campo e foi preponderante no triunfo dinamarquês com duas assistências, três remates, seis passes valiosos (máximo no jogo) e sete recuperações da posse.

Damsgaard 6.4 – Abriu a contagem com um golaço – convertendo-se no dinamarquês mais jovem (20 anos e 353 dias) a fazer o gosto ao pé na fase final de um Europeu – e demonstrou que tem um talento que não engana, além disso orquestrou quatro passes aproximativos e dois passes valiosos. Sai prejudicado pelos cinco maus controlos de bola acumulados.

Resumo


ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.