As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira.
A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou ainda uma data para a abertura do auto-agendamento para os maiores de 30 anos.
António Lacerda Sales, secretário de Estado adjunto e da Saúde, tinha anunciado no final de maio que o agendamento da vacinação das pessoas com mais de 30 anos arrancaria a 20 de junho, informação mais tarde confirmada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
Agora, é confirmado que o auto-agendamento arranca no dia 21 de junho, para quem tem mais de 35 anos.
“A ideia, desde o início, era abrir a faixa etária dos 30 anos e é isso que vai acontecer. Vamos começar pelos maiores de 35 anos e depois descemos na idade”, explicou a mesma fonte.
Na passada terça-feira, foi aberta a possibilidade de auto-agendamento para as pessoas com 40 ou mais anos de idade.
O pedido de agendamento de vacinação contra a covid-19 pode ser realizado através da página disponibilizada pelo Ministério da Saúde, que entrou em funcionamento a 23 de Abril.
Em Portugal, já foram administradas 7.409.538 doses da vacina contra a covid-19 em Portugal. Mais de 25% da população portuguesa já tem as duas doses da vacina contra a covid-19 e quase 50% já recebeu pelo menos uma dose.