/

Licenciadas nas melhores universidades chinesas estão a trabalhar como empregadas domésticas

Uma mulher licenciada numa das melhores universidades do país trabalha há anos como empregada doméstica e babysitter para famílias ricas na China. O seu caso não é único no país.

Na China, o currículo de uma empregada doméstica está a gerar um debate aceso na internet focado no aproveitamento dos alunos licenciados nas melhores universidades do país.

A mulher de 29 anos tem uma licenciatura na Universidade Tsinghua, uma das melhores do país e até do mundo. O seu currículo foi partilhado online por uma agência de empregadas de limpeza e, entretanto, fez furor nas redes sociais chinesas, escreve a Vice.

A chinesa, cujo nome não foi revelado, trabalha como empregada de limpeza e babysitter para algumas das famílias mais ricas de Xangai, desde 2016. Agora, a mulher está à procura de um trabalho semelhante, ambicionando um salário de cerca de 4.500 euros por mês.

Apenas uma pequena fração dos candidatos é admitida nas principais universidades do país: a Universidade Tsinghua e a Universidade de Pequim. A maioria dos recém-licenciados em Tsinghua seguem empregos nas áreas da tecnologia, finanças e educação.

Embora muitos internautas argumentem que é um desperdício de talento tornar-se empregada de limpeza, outros defendem que é natural que as pessoas procurem empregos de menor prestígio com salários mais altos num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Uma sondagem de 2020 revelou que recém-licenciados da Universidade Tsinghua recebem, em média, um salário mensal a rondar os 2.280 euros, o mais alto entre todos os licenciados chineses.

A geração jovem chinesa muitas vezes queixa-se de ser apanhada numa competição incessante na escola e no trabalho.

A Your Trust Home Service, a agência que partilhou o perfil da mulher, disse ao jornal chinês Southern Metropolis que emprega candidatos altamente qualificados para trabalhar como tutores particulares ou empregadas de limpeza para clientes ricos.

As empregadas de elite são responsáveis por administrar outras empregadas domésticas e organizar festas, em vez de fazerem o trabalho doméstico sozinhas, disse a empresa ao jornal na semana passada.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.