/

O orgulho da frota de Hitler durou apenas nove dias. Não resistiu a uma perseguição implacável

(dr) German Federal Archive

Navio de guerra alemão Bismarck

O maior, mais poderoso e mais rápido navio de guerra alemão foi uma grande ameaça à frota britânica no Atlântico, durante a II Guerra Mundial. Acabou por ser afundado, depois de uma perseguição implacável.

Na madrugada do dia 19 de maio de 1941, o navio alemão Bismarck – o maior, mais poderoso e mais rápido navio de guerra daquela época – zarpou do ancoradouro de Gotenhafen, no Mar Báltico, para realizar a sua primeira campanha de guerra no Atlântico, acompanhado pelo seu parceiro de combate, o navio de cruzeiro Prinz Eugen.

O objetivo do alto comando da Marinha alemã era que os dois navios se juntassem a dois outros alemães ancorados em portos franceses. Junta, esta frota atacariam os ingleses.

O Bismarck acabou por ter o papel principal, ao enfrentar o navio de escolta inimigo que, ciente da ameaça do Bismarck, manteve uma vigilância apertada nas costas dinamarquesa e norueguesa.

No dia 20 de maio, os dois navios foram avistados pelo cruzador sueco Gotland e, um dia depois, um avião de reconhecimento Spitfire britânico fotografou o navio de guerra no fiorde norueguês de Grimstadfjord. A partir desse exato momento, havia começado uma perseguição implacável.

Os navios mais poderosos da frota britânica partiram a toda velocidade para intercetar as rotas de fuga dos navios alemães. Foram encontrados nas primeiras horas do dia 24, mas a batalha não durou muito tempo. A Alemanha venceu.

Na altura, a perda do maior navio da Marinha Real chocou a opinião pública britânica e Winston Churchill clamava por ação, com o famoso sloganSink the Bismarck!” a ressoar em todas as pontes de comando.

O Bismarck foi atingido por três projéteis, sofreu uma pequena fuga de combustível e teve que limitar a sua velocidade máxima a 28 nós. O almirante Lutjens decidiu que o navio tinha de ser levado para um porto francês para ser reparado, mas os ingleses não deixaram.

Dois torpedos atingiram o imponente navio de guerra que, desgovernado, começou a navegar em círculos à mercê das ondas. Apesar de ter lutado até à última granada, tornou-se um alvo fácil.

Às 8h47 do dia 27 deu-se início à última luta. Os navios de guerra Rodney, King George V e o cruzador Dorsetshire danificaram-no irremediavelmente em menos de duas horas, com os próprios alemães a explodir as cargas de autodestruição pouco depois.

O navio de guerra que orgulhava a frota de Hitler durou apenas nove dias.

Os restos do Bismarck foram descobertos a uma profundidade de 4.700 metros por uma expedição científica, no dia 9 de junho de 1989.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.