O orgulho da frota de Hitler durou apenas nove dias. Não resistiu a uma perseguição implacável

(dr) German Federal Archive

Navio de guerra alemão Bismarck

O maior, mais poderoso e mais rápido navio de guerra alemão foi uma grande ameaça à frota britânica no Atlântico, durante a II Guerra Mundial. Acabou por ser afundado, depois de uma perseguição implacável.

Na madrugada do dia 19 de maio de 1941, o navio alemão Bismarck – o maior, mais poderoso e mais rápido navio de guerra daquela época – zarpou do ancoradouro de Gotenhafen, no Mar Báltico, para realizar a sua primeira campanha de guerra no Atlântico, acompanhado pelo seu parceiro de combate, o navio de cruzeiro Prinz Eugen.

O objetivo do alto comando da Marinha alemã era que os dois navios se juntassem a dois outros alemães ancorados em portos franceses. Junta, esta frota atacariam os ingleses.



O Bismarck acabou por ter o papel principal, ao enfrentar o navio de escolta inimigo que, ciente da ameaça do Bismarck, manteve uma vigilância apertada nas costas dinamarquesa e norueguesa.

No dia 20 de maio, os dois navios foram avistados pelo cruzador sueco Gotland e, um dia depois, um avião de reconhecimento Spitfire britânico fotografou o navio de guerra no fiorde norueguês de Grimstadfjord. A partir desse exato momento, havia começado uma perseguição implacável.

Os navios mais poderosos da frota britânica partiram a toda velocidade para intercetar as rotas de fuga dos navios alemães. Foram encontrados nas primeiras horas do dia 24, mas a batalha não durou muito tempo. A Alemanha venceu.

Na altura, a perda do maior navio da Marinha Real chocou a opinião pública britânica e Winston Churchill clamava por ação, com o famoso sloganSink the Bismarck!” a ressoar em todas as pontes de comando.

O Bismarck foi atingido por três projéteis, sofreu uma pequena fuga de combustível e teve que limitar a sua velocidade máxima a 28 nós. O almirante Lutjens decidiu que o navio tinha de ser levado para um porto francês para ser reparado, mas os ingleses não deixaram.

Dois torpedos atingiram o imponente navio de guerra que, desgovernado, começou a navegar em círculos à mercê das ondas. Apesar de ter lutado até à última granada, tornou-se um alvo fácil.

Às 8h47 do dia 27 deu-se início à última luta. Os navios de guerra Rodney, King George V e o cruzador Dorsetshire danificaram-no irremediavelmente em menos de duas horas, com os próprios alemães a explodir as cargas de autodestruição pouco depois.

O navio de guerra que orgulhava a frota de Hitler durou apenas nove dias.

Os restos do Bismarck foram descobertos a uma profundidade de 4.700 metros por uma expedição científica, no dia 9 de junho de 1989.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …