O estado de Nova Iorque lançou uma recompensa inédita para todos os habitantes que sejam vacinados: a possibilidade de ganhar milhões de dólares numa lotaria.
As pessoas que sejam vacinadas contra a covid-19 num local de vacinação estatal do estado de Nova Iorque, na próxima semana, vão receber uma “raspadinha” da lotaria que as habilita a prémios que podem atingir os milhões de dólares.
O programa irá oferecer prémios que podem chegar aos 20 milhões de dólares (cerca de 16,3 milhões de euros) e irá decorrer nos dias úteis da próxima semana, nos 10 grandes espaços de vacinação geridos pelo estado de Nova Iorque, afirmou o governador Andrew Cuomo, que se tem mostrado empenhado em aumentar as taxas de cobertura vacinal.
“É uma situação em que todos ganham“, acrescentou Cuomo durante uma conferência de imprensa, em Buffalo.
O governador disse que há uma hipótese em nove de se ganhar um prémio de raspadinha em Nova Iorque, ao qual se estão a juntar outros estados.
Apenas os residentes com 18 anos ou mais são elegíveis, de acordo com um comunicado de imprensa.
O estado também planeia instalar locais de vacinação “pop-up” em sete aeroportos de todo o estado para residentes dos Estados Unidos, incluindo trabalhadores dos aeroportos.
Nova Iorque já vacinou na totalidade cerca de 43% dos seus 20 milhões de residentes, acima da média nacional (37,8%).
Ainda assim, Cuomo disse que o ritmo das vacinações abrandou, passando de uma média de 216.040 inoculações em abril para 123.806 em maio.
Segundo o Bussiness Insider as medidas de incentivo à vacinação nos EUA têm sido uma grande aposta em vários estados do país.
Em Nova Jersey, o governador Phil Murphy está a oferecer passes gratuitos para os parques, taças de vinho e um jantar grátis com ele próprio e a sua esposa.
Já em Ohio, Mike DeWine está a realizar o seu próprio programa de lotaria, onde oferecer aos residentes prémios de 1 milhão de dólares ou bolsa de estudos.
ZAP // Lusa