/

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia.

Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, no estado de Assam, disse Jayanta Goswami, um oficial da vida selvagem, à Associated Press.

Na quinta-feira, o guarda florestal chegou ao local e encontrou 14 elefantes mortos no topo de uma colina e quatro no sopé. A reserva localiza-se no distrito de Nagaon.

As autoridades florestais e um legislador local, Jitu Goswami, disseram à Agence France-Presse que acreditavam que os elefantes morreram depois de um raio ter atingido a floresta.

Contudo, Soumyadeep Datta, um elemento do grupo de ativistas ambientais Nature’s Beckon, referiu que esse cenário era improvável, tendo por base imagens partilhadas nas redes sociais.

“O envenenamento pode estar por trás da morte dos elefantes”, escreveu Datta. “Temos que esperar o resultado da autópsia, que o departamento florestal fará em breve”, acrescentou.

Depois do incidente, uma equipa de veterinários e oficiais dirigiu-se ao local na sexta-feira junto com o ministro das florestas e meio ambiente de Assam, Parimal Shuklabaidya.

A Índia é o lar de quase 30.000 elefantes, cerca de 60% da população de elefantes asiáticos selvagens. Estima-se que 6.000, ou mais, elefantes selvagens asiáticos vivam em Assam, porém, frequentemente saem das suas zonas florestais em busca de comida.

Os ativistas ambientais pediram ao governo que evite a invasão de pessoas no território dos elefantes e estabeleça corredores gratuitos para os elefantes se moverem entre as florestas com segurança.

Nos últimos anos, registaram-se vários episódios em que elefantes selvagens entraram nas aldeias, destruíram plantações e mataram pessoas, recorda o The Guardian.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.